Notícias

O SIAMFESP participou, no dia 14 de abril, de encontro com a ministra de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Diana Mondino, e com integrantes da diretoria da Fiesp. O objetivo foi apresentar, no contexto econômico atual da Argentina, oportunidades comerciais bilaterais, com destaque para a agenda empresarial de negócios e investimentos entre as duas nações.

Site 329 foto 3Na abertura do encontro, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, destacou que a Argentina vive um momento especial, com o novo governo, e há mudanças perceptíveis na direção correta. “Os setores empresariais, Fiesp e UIA (Unión Industrial Argentina), podem trabalhar juntos para que as relações econômicas e sociais se fortaleçam”, afirmou.

Em sua exposição, Diana Mondino fez uma análise da situação econômica argentina, que é extremamente complexa, segundo ela, com déficit fiscal crônico, dívida monetária e reservas negativas, mas que está sendo colocada no eixo. “Em um mundo cheio e desafios, o que temos a oferecer do ponto de vista da Argentina são objetivos claros e a forma de alcançá-los”, disse.

Ela destacou que ambos os países são parte da solução no cenário de transição energética, como sequestradores de carbono e exportadores de energia limpa. Outro aspecto mencionado se refere à segurança alimentar, na geração de proteína animal. Ambos se destacam no comércio mundial, mas sofrem com restrições de outros países.

Além disso, a chanceler descartou a possibilidade de rompimento com o Mercosul, mas ressaltou que é necessário mudar o nível de relacionamento entre os países e modernizar o acordo.

O 1º vice-presidente do setor de fechaduras do SIAMFESP e diretor do DEREX/FIESP, Luis Antônio Barbosa, esteve presente no evento e considerou bastante positivo o que foi discutido.

“A Argentina está voltando a ter uma relação econômica equilibrada e além disso as práticas internacionais que estão sendo trazidas de volta ao cenário. A ministra se mostrou disposta a tratar com o governo brasileiro e com os órgãos de trading internacional e de relações exteriores”, explica Luis Antônio Barbosa.

O diretor do DEREX também destacou a importância do Sindicato na participação do evento. “A cesta de produtos que o SIAMFESP representa seria muito facilmente um objeto de expansão econômica relacionada a venda, as empresas ligadas ao Sindicato poderem vender seus produtos no bloco Mercosul e para toda a América Latina, e a Argentina é um par comercial muito importante”, finaliza.