Capa / SIAMFESP em Ação / Assembleia Força Sindical 2017 – Negociações Fortalece o Setor de Metais não Ferrosos – SIAMFESP

Assembleia Força Sindical 2017 – Negociações Fortalece o Setor de Metais não Ferrosos – SIAMFESP

NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – FORÇA SINDICAL
Aconteceu na sede do SIAMFESP, em 16 de novembro, em continuidade a Assembleia Geral, as negociações da convenção coletiva de trabalho da Força Sindical para o período 2017/2018, onde foram apresentadas as propostas, da CTB Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e da CSB Central dos Sindicatos Brasileiros. Através de uma votação quase unanime, com representantes das empresas associadas e empresários do setor, que não foram favoráveis à proposta do sindicato dos empregados e não concordaram com a assinatura da CCT. Tivemos a participação da Drª Maria Clara, advogada do DESIN (Departamento Sindical da FIESP), que auxiliou com as dúvidas jurídicas.

A proposta até o momento da Força Sindical é:
1. Reajuste Salarial pelo INPC do período (novembro/2016 a outubro/2017) a partir de AGOSTO/2018 com índice de 1,83% (hum virgula oitenta e três por cento) sobre os salários de outubro de 2017;
2. Abono Salarial de 15% (quinze por cento) pagos em três parcelas de 5% (cinco por cento) cada uma, com datas de 20 de dezembro de 2017, 20 de fevereiro de 2018 e 20 de abril de 2018;
3. Taxa Negocial de 10,5% (dez e meio por cento) dos salários de outubro de 2017 pagos para o Sindicato dos Trabalhadores em 4 (quatro) parcelas;
4. Manutenção de todas as cláusulas atuais, exceto a cláusula de trabalho temporário e terceirização que pretende proibir o uso deste tipo de contratação e a alteração da cláusula de homologação obrigando esse procedimento para todas as rescisões ocorridas nas empresa tenha o empregado mais ou menos de um ano de serviços prestados.

O SIAMFESP procurou apresentar o custo financeiro direto desta proposta o que poderia provocar um aumento no custo da folha de pagamento em quase o dobro do INPC do período para as Micro e Pequenas Empresas que representam a maioria das empresas associadas e filiadas a nossa Entidade.

Diante desse quadro, e com o objetivo de buscar uma negociação que seja benéfica para nossas empresas e para todos os nossos colaboradores, foi constituída uma Comissão de Empresários que na próxima semana, juntamente com representantes do SIAMFESP, deverão buscar entendimento com os representantes da Força Sindical.

Durante esse período de negociações o SIAMFESP se coloca a disposição de todas as nossas empresas associadas ou não para auxilia-los em possíveis demandas dos Sindicatos Profissionais.

Caso sua empresa seja procurada para um possível acordo coletivo, entre em contato imediatamente com o SIAMFESP para que possamos dar-lhe todo o suporte e assessoria necessária.

Entendemos ser importante repassar a informação aos colaboradores, explicando que ainda estamos em um processo de negociação coletiva de trabalho e mais uma vez o SIAMFESP poderá auxilia-lo neste momento, orientando ou lhe acompanhando neste dialogo.

Para que tenhamos êxito neste processo é fundamental vossa compreensão e a garantia que estaremos ao seu lado lhe dando todo o suporte indispensável. Uma nova assembleia será marcada para futuras negociações.


Fonte:Assessoria Trabalhista e Tributária SIAMFESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP