Capa / Programas de Qualidade e Normalização / Braços e Articulações – GT avança nos trabalhos

Braços e Articulações – GT avança nos trabalhos

 

Após o Grupo de Trabalho (GT) de Braços e Articulações apresentar os resultados dos ensaios realizados pelo ITEC na reunião da ABNT/CEE-191 – Esquadrias, realizada em 14/abr, o grupo voltou a se reunir e decidiu que o próximo passo no âmbito da ABNT/CEE-188 –  Componetes para Esquadrias, é obter a correlação entre pressão de vento e energia de impacto.

 Cabe ressaltar que os braços e articulações foram ensaiados instalados em um pórtico simulando uma esquadria maxim-ar e, para simular a abertura brusca devida a rajadas de vento, utilizou-se o método de ensaio previsto na ABNT NBR 14718 – Guarda-corpos para edificações, para o impacto de corpo mole.

 Os participantes da ABNT/CEE-191 entenderam que este pode ser um caminho interessante para a avaliação da abertura brusca, mas é ncessário obter a correlação entre os esforços gerados na abertura brusca com as energias de impacto.

O GT também estuda a possibilidade de submeter as amostras em testes de túnel de vento, assim como promover a abertura brusca com esforços obtidos por cálculos de pressão de vento sobre uma superfície. A próxima reunião de ambas as comissões, a ABNT/CEE-191 e ABNT/CEE-188 está prevista para o dia 19/abr, no Siamfesp.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP