Capa / Exportação, Feiras e Parcerias / Caixa de Cultura – SESI Catumbi

Caixa de Cultura – SESI Catumbi

CAIXA DE CULTURA

Anote na agenda a chegada da Caixa de Cultura em sua empresa, desfrute com seus colegas e familiares dessa maravilhosa janela para o mundo – e perceba, a olhos vistos, a melhoria no ambiente de trabalho.

A área de Difusão Literária do SESI-SP realiza a conceituação, curadoria e aquisição do acervo, monitorando todas as atividades pertinentes ao serviço. As unidades de Caixa de Cultura, situadas nos centros de atividades de cada cidade, respondem pela operação, mediação e atendimento direto às indústrias, que complementam essa parceria indicando o agente de leitura, colaborador capacitado pelo SESI-SP a desenvolver a divulgação do acervo para os demais colaboradores, agindo, dessa forma, como um mediador da leitura.

Estabelecido o convênio, a unidade de Caixa de Cultura envia à empresa um acervo literário de 40 a 100 títulos de gêneros e temáticas diversas que circularão pela indústria. Após o tempo de permanência estipulado, que varia de quatro a seis meses, é efetuada a troca da caixa por outra com acervo atualizado e renovado. O SESI-SP também disponibiliza exposições fotográficas, que são montadas na indústria para apreciação dos funcionários e visitantes.

O SESI-SP, por meio do programa Caixa de Cultura possibilita o acesso à leitura e exposições, e, além disso, promove mediações de leitura e exposição nas indústrias, com a finalidade de incentivar a leitura e sensibilizar para a apreciação artística.

O serviço é gratuito.

Benefícios para a empresa
A leitura amplia o conhecimento, melhora o raciocínio, desenvolve a criatividade. Esses benefícios estão ao alcance de todos por meio do acesso facilitado a obras literárias de temáticas diversas que abordam a contemporaneidade e revelam acontecimentos de épocas passadas. O acervo enviado é composto por romances, poesias, contos, crônicas, relatos de viagem, entre outros gêneros, e é periodicamente renovado.

A apreciação das artes visuais complementa essa ação de difusão cultural. As imagens, a exemplo das palavras, tornaram-se importantes veículos de conteúdos e conceitos que ampliam os horizontes, estimulam o interesse dos industriários e abrem em seu local de trabalho portas para um mundo de vivências e emoções.

O SESI-SP, por meio da Caixa de Cultura, disponibiliza à indústria paulista uma ferramenta valiosa que expande o vocabulário e o repertório pessoal, melhora a comunicação e favorece a promoção do crescimento intelectual e profissional.

É muito fácil fazer parte desse circuito de leitura e conhecimento. As empresas beneficiárias e participantes do serviço oferecem, por empréstimo, livros de qualidade para o industriário e para toda a sua família, além de exposições em painéis fotográficos de artistas de grande expressão. São mostras em preto e branco e em cores, com diversidade de técnicas e linguagens, que contam a história de pessoas, lugares, festas, religiões, objetos, construções, detalhes da natureza, formas e texturas de luz, apresentando a identidade cultural de diversos países.

Essa iniciativa tem por missão incentivar e promover a leitura, numa ação formativa dos industriários e de seus beneficiários, potencializando seu desenvolvimento cultural, consolidando a família industriária leitora, por meio do acesso às diversas categorias literárias e das artes visuais, ao estimular a apreciação estética e artística.

Anote na agenda a chegada da Caixa de Cultura em sua empresa, desfrute com seus colegas e familiares dessa maravilhosa janela para o mundo – e perceba, a olhos vistos, a melhoria no ambiente de trabalho.
Caixa cultural - Sesi

Fonte: SESI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP