Capa / SIAMFESP em Ação / CHRIS E GET DISCUTEM ESOCIAL E EFD REINF

CHRIS E GET DISCUTEM ESOCIAL E EFD REINF

O SIAMFESP promoveu no dia 11 de maio reunião e palestra dos Grupos Chris (Comitê de Relações Humanas e Industriais) e do GET (Grupo de Estudos Tributários). Na oportunidade os advogados do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Caio Braga Rutuolo e Leandro de Paula Souza, falaram sobre o Programa de Regularização Tributária, EFD-Reinf e eSocial.

Segundo Leandro Souza a novidade, que nem é tão recente, é o novo cronograma que foi aprovado e o novo layout de arquivos e do manual de preenchimento do eSocial. O advogado lembrou que o processo de implantação do eSocial começou em 2014 e agora tem como data prevista janeiro de 2018, para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões e julho de 2018 para as demais empresas, exceto as cadastradas no Simples.

Do ponto de vista prático ele acredita que os empresários acabaram ganhando um bom prazo para se adaptar às mudanças e conhecer melhor os contornos das obrigações. “Já os benefícios efetivos só poderão ser percebidos a partir do momento que cada setor e até mesmo cada empresas começar a utilizar, pois são muitas variáveis envolvidas.”

De maneira geral ele diz que a maioria das empresas está recebendo de forma positiva o novo cronograma, assim como o prazo de seis meses para envio dos dados de segurança e medicina do Trabalho. Também está sendo considerada uma vitória a criação de um ambiente de testes a partir de julho.

O EFD-Reinf, por sua vez, explica, tornou-se um módulo do eSocial. Como o eSocial acabou ficando muito grande, optou-se por criar um outro módulo para envio das informações sobre retenções de contratações e prestação de serviço de pessoas jurídicas. Logo, informações sobre folha de pagamento, celetistas e prestadores autônomos continuam no e-social, enquanto as de pessoas jurídicas vão para o Reinf.
Ele destaca que o sistema é muito similar ao do eSocial, com o mesmo tipo de interface, assim como obedece o mesmo cronograma de implantação.

Convidados

Palestrantes

Fonte: AZM Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP