Capa / eventos / CONFERÊNCIA SOBRE ECONOMIA DIGITAL

CONFERÊNCIA SOBRE ECONOMIA DIGITAL

Data: 26/10/2017
Horário: Das 8h30 às 17h30
Local: FIESP – Espaço Nobre 15º andar
Investimento: Gratuito
Inscrições: Clique Aqui!
Realização: Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – FIESP

08h30 – Credenciamento
09h00 – Cerimônia de Abertura

Representante da FIESP
P. Michael McKinley, Embaixador dos Estados Unidos no Brasil
Ministro Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações
Holly Vineyard, Subsecretária Adjunta do Departamento de Comércio dos EUA

9h45O – Caminho Digital – Tecnologias do Futuro
A tecnologia está revolucionando a forma como as pessoas vivem e fazem negócios pelo mundo. Novas tecnologias e a inovação continuam a superar nossas expectativas – e nossa capacidade de acompanhar as regulações.

Mia de Kujiper, Vice Presidente Sênior, Salesforce
Jeffrey Campbell, Vice Presidente para as Américas, CISCO
Moderador: Ronaldo Lemos, Co-fundador e Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro

11h15 – Agricultura de Precisão: Atendendo a Necessidades Alimentares do Futuro
Hoje somos mais de 7,4 bilhões de pessoas no planeta e chegaremos a 9,6 bilhões em 2050. Com uma população em crescimento e uma sociedade ávida por produtos mais seletos, a produção agrícola deverá dobrar em volume no curto prazo para atender a demanda global. Novas tecnologias digitais tornam possível coletar e levantar grandes quantidades de dados a custos mínimos, transformando as operações do campo mais eficientes e produtivas. Em 2014 o agronegócio representou 21% do PIB do brasileiro. Como a Agricultura de Precisão afetará a economia brasileira no futuro?

Nick Block, Diretor de Soluções Inteligentes da John Deere
Mark Young, CTO, The Climate Corporation
Moderador: Fernando Martins, Presidente da Agrotools

12h15 – Almoço
13h30 – Fintech e Startups

O Brasil é o maior mercado de Fintech na América Latina. Investimentos em Fintech no Brasil em 2015 giraram em torno de 52 milhões de dólares e, em 2016 alcançaram 160 milhões de dólares. O setor de Fintech no Brasil está crescendo de forma acelerada, atraindo a atenção de investidores estrangeiros, bancos e reguladores. Em linhas gerais, um estudo descobriu que menos de 4% dos empreendedores são responsáveis pela criação de 38% de todos os novos empregos criados no Planeta. Além disso, 86% das startups do Mundo compartilham dados entre si. Como as novas leis de privacidade de dados afetarão a transferência internacional de dados e os empreendedores? Como podemos promover um ecossistema para inovação e, ao mesmo tempo, manter as informações seguras?

Marcos Vinícius de Souza, Secretário de Inovação e Novos Negócios, MDIC
Joao Henrique Caldas, Deputado Federal
Margarise Correa, Fundadora e Presidente, BayBrazil
Moderador: Renato Leite Monteiro, Professor de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Propriedade Intelectual da FGV/SP

14h15 – Saúde & Big Data
Na área da saúde o Big Data está sendo aplicado não somente para aumentar lucros e reduzir ineficiências, mas também para prever epidemias, melhorar a qualidade de vida e reduzir mortes evitáveis. Com o aumento da população mundial e o aumento da expectativa de vida, oferecer um sistema de saúde de excelência a um custo razoável é um desafio enfrentado por todos os países. Como Big Data pode solucionar os desafios atuais da área da saúde e melhorar a qualidade de vida?

Carlos Tunes, Executivo de Soluções Cognitivas (Watson) para América Latina da IBM
Joel Rydbeck, Diretor LATAM, INFOR
Ricardo Costa, CTO LATAM, Dell EMC (Transformação Digital)
Moderador: Dr. Paulo Chapchap, Presidente do Hospital Sírio-Libanês

15h15 – Cidades do Futuro
A indústria de cidades inteligentes global está estimada em atingir 400 bilhões de dólares até 2020. Cidades inteligentes do futuro monitorarão a qualidade do ar para reduzir a poluição, utilizarão dados em tempo real do tráfego urbano para aliviar congestionamentos e usarão softwares analíticos para enfrentar a criminalidade. O que estamos fazendo e o que podemos realizar para solucionar os desafios enfrentados pelas cidades atualmente?

Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de SP
Jeffrey Campbell, Vice-Presidente para as Américas, CISCO
Fabiano Del Soldato, Vice-Presidente América do Sul, AT&T
Moderador: Mauricio Ruiz, Presidente da Intel Brasil

16h15 – Internet das Coisas (IoT) e seus Impactos
Todos os dias 6,4 bilhões de pessoas ao redor do mundo conectam aparelhos a internet e a cada minuto é gasto o equivalente a 2,5 milhões de dólares em novos periféricos para a Internet das Coisas (IoT). Até 2020 a quantidade de “coisas” conectadas à internet alcançará 50 bilhões de unidades. Como isso melhorará nosso cotidiano em um período tão curto de tempo? Quais são os desafios que empresas, consumidores e governos enfrentam para regular este setor em constante mutação, visando proteger consumidores e sem intimidar a inovação?

José Gustavo Sampaio Gontijo, Diretor da Secretaria de Política de Informática, MCTIC
Sri Elaprolu, Chefe Global prática de IoT no setorpúblico da Amazon Web Services (AWS)
Federico Rio, Chefe da Divisão de Tecnologias Digitais da Caterpillar

17h15 – Encerramento

Palestrantes:

P. Michael McKinley Embaixador dos Estados Unidos da América junto à República Federativa do Brasil

Período de nomeação: 01/11/2017 – atualmente
Mandato se inicia em 11/01/2017

O embaixador P. Michael McKinley foi confirmado pelo Senado norte-americano como Embaixador dos Estados Unidos no Brasil em 8 de setembro de 2016. Recentemente, serviu como Embaixador dos EUA no Afeganistão de 2014 a 2016. Também foi Vice Embaixador dos EUA no Afeganistão, entre 2013 a 2014.
O embaixador McKinley serviu como Embaixador dos EUA na Colômbia, no período 2010-2013, e no Peru, no período 2007-2010. Ele também serviu como Ministro Conselheiro da Missão Diplomática dos EUA na União Europeia, em Bruxelas, entre 2004 e 2007.
De 2001 a 2004, atuou como Subsecretário Adjunto no Bureau de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado. Entre 1994 e 2001, o embaixador McKinley foi ministro-conselheiro e encarregado de negócios das Embaixadas dos EUA em Moçambique, Uganda e Bélgica.
O embaixador McKinley entrou para o Serviço de Relações Exteriores em 1982. Outras atribuições anteriores incluem a Embaixada dos EUA em Londres (1990-1994), três temporadas de trabalho em Washington (1985-1990) e na Bolívia (1983-1985).
Nasceu na Venezuela e foi criado no Brasil, no México, na Espanha e nos Estados Unidos. Fez seus estudos de graduação e pós-graduação no Reino Unido, e tem doutorado pela Universidade de Oxford. Sua história sobre a Venezuela colonial foi publicada pela Cambridge University Press como parte da série sobre a América Latina, e foi traduzida para o espanhol.
O embaixador McKinley é casado com Fatima Salces. Eles têm três filhos.
Marcos Vinícius de Souza Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)

Marcos Vinícius de Souza é Secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC e servidor da carreira de Analista de Comércio Exterior. É formado em Administração pela EAESP‐FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com MBA em Desenvolvimento de Clusters pela CEPAL/ONU e treinamento em política de inovação pela VINNOVA – Agência de Inovação da Suécia.
No MDIC, atuou na Câmara de Comércio Exterior – CAMEX, e também foi coordenador do Fórum de Franquias da Secretaria de Desenvolvimento da Produção/MDIC. Faz parte dos principais Conselhos Consultivos e de Administração relacionados à política de inovação no Governo Federal. Antes de ingressar no Ministério atuou em consultoria estratégica e fundo de investimento em empresas de alta tecnologia (venture capital).
Nick Block Diretor, Grupo de Soluções Inteligentes (ISG) – América Latina, John Deere

Nick Block é responsável pela implementação da estratégia e apresentação das tecnologias em agricultura de precisão nos negócios da John Deere na América Latina, além de capturar as sinergias entre diferentes áreas e as tecnologias e soluções digitais do Grupo de Soluções Inteligentes (ISG). Ele trabalha em conjunto com os times de vendas, desenvolvimento de revendedores e atendimento ao cliente, com o objetivo de garantir a adoção rápida de soluções integradas, e incentivar a geração de novos conhecimentos agronômicos e conceitos de soluções potenciais para otimizar o trabalho em agricultura tropical. Além disso, ele desenvolve seu trabalho em cooperação com o time do Centro de Inovação Tecnológica da América Latina (LATIC), equipe que divide seu espaço de trabalho com o ISG em Campinas. Nick iniciou sua carreira professional em 1996 e já assumiu diversas funções na empresa, além de posições anteriores no Grupo de Soluções Inteligentes. Ele é graduado pela Universidade de Illinois com um Bacharelado em Economia Agrícola, e posteriormente obteve seu MBA Executivo da Universidade do Texas, na cidade de Dallas.
Mark Young Diretor de Tecnologia, The Climate Corporation

Mark Young lidera o desenvolvimento de uma visão, arquitetura e roteiro técnico e unificado para ajudar a The Climate Corporation a entregar uma plataforma digital de agricultura líder em seu setor. Veterano do Vale do Silício que cresceu numa fazenda, Young é um entusiasta no uso de ciência e tecnologia para ajudar agricultores ao redor do mundo a aumentar sua produção, e a usar seus recursos de forma eficiente para que tenham uma melhor qualidade de vida. Anteriormente, Young atuou como Diretor em Excelência de Produtos Móveis na Yahoo, como Diretor Técnico para Tecnologias Móveis na Zynga, e como Fundador e Diretor Técnico na HipLogic. Mark Young é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Purdue.
Fernando Martins CEO, Agrotools

Fernando Martins é um apaixonado por inovação tecnológica e tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de novos produtos em empresas de tecnologia, tal como IBM, Rockwell, Allen-Bradley, e na Intel, onde atuou em diversas posições de liderança: Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Intel Labs Oregon, Diretor de Planejamento Global na Intel Corporation EUA, e Presidente e Diretor Executivo da Intel Brasil. Fernando é membro eleito do conselho do Centro de Inovação no Agronegócio – CIAg – dedicado à experimentação e fomento de tecnologias digital, membro do conselho da BirdView Drone e membro do Movimento Empresarial pela Inovação da CNI. Foi membro eleito do conselho de administração da Câmara Americana AMCHAM – Brasil por 3 anos, foi Vice-Presidente eleito do conselho da BRASSCOM (Associação Brasileira da Indústria de TI) por 2 mandatos, durante os quais foi responsável pela formação de políticas públicas para Internet das Coisas, Segurança Digital e Marco Civil da Internet. Fernando tem mais de 40 publicações, incluindo 26 patentes. Obteve seu Ph.D. em Engenharia Elétrica e de Computação pela Carnegie Mellon University, é bacharel e mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola Politécnica da USP, é graduado do programa OGI/Stanford Executive Education e Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC. Hoje Fernando é CEO da AgroTools, uma empresa que há 10 anos conecta os atores do agronegócio, implementando a federação, curadoria e análise de dados necessários para a extração e entrega de “insights” para nossos clientes.
João Henrique Caldas Deputado Federal e Terceiro-Secretário da Mesa da Câmara dos Deputados

João Henrique Holanda Caldas, também conhecido como JHC é um político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi o candidato a deputado federal mais votado em seu estado nas eleições de 2014, e hoje exerce a função de Terceiro-Secretário da Mesa da Câmara dos Deputados do Brasil.
Cursou Direito no UniCEUB, vindo a se formar posteriormente no CESMAC. Fez intercâmbio em Sydney, Austrália, para estudar inglês e negócios na Australian Pacific College. É Pós-Graduando em Direito Digital e Compliance. Em Harvard, realizou o Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, programa voltado a formação de líderes capazes de executar políticas voltadas aos cidadãos do futuro. No Instituto de Direito Público de Brasília – IDP, é mestrando em Gestão Pública.
Em 2009, anunciou sua filiação ao PTN, visando as eleições do ano seguinte. Em 2010 foi eleito Deputado Estadual. Deixou o PTN em 2013, quando ingressou no recém-criado Solidariedade (SD), partido que presidiu no estado. Foi eleito em 2014 como o candidato mais votado no estado para o cargo na Câmara dos Deputados. Como Deputado Federal, foi um dos fundadores da chamada Frente Parlamentar pela Internet Livre e Sem Limites, quem tem por objetivo criar um espaço de discussão com os dirigentes das operadoras de telefonia, sindicatos, agências reguladoras, órgãos de proteção ao consumidor, Conselho Administrativo de Defesa Econômica e conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com relação a telefonia fixa e móvel e o uso e funcionamento da Internet no Brasil.
Anunciou em novembro de 2015, sua saída do Solidariedade e o ingresso no Partido Socialista Brasileiro (PSB), visando as eleições para o executivo de Maceió no ano seguinte. Em 2016, JHC lançou oficialmente sua candidatura à prefeitura de Maceió, e ficou em terceiro lugar como candidato a prefeito pelo PSB, obtendo 21,78% dos votos válidos (menos de 3% de diferença para o segundo colocado).
Carlos Tunes Diretor de Soluções Cognitivas, IBM Latin America

Carlos Tunes é um engenheiro com MBA em Gestão de Negócios, com 32 anos de experiência em tecnologia aplicada para negócios. Trabalhou em diversos segmentos de indústria como o automotivo, químico, saúde, indústria, petróleo, gás e governo, fornecendo soluções de EAM, IoT, cadeia de suprimentos, Big Data & Analytics e Soluções Cognitivas sobre o mercado latino americano. Desde 2007 trabalha na IBM como Executivo de Gerenciamento de Bens para a América Látina, Executivo de Big Data & Analytics no Brasil e atualmente Executivo América Latina Watson IoT.
Paulo Chapchap Diretor Geral, Hospital Sírio Libanês

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador e professor assistente da Universidade de Pittsburgh, entre 1986 e 1987, na área de transplante de fígado. Doutor em Medicina, Área de Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da USP. Membro do Conselho da International Liver Transplantation Society (2007 a 2011). Coordenador do Programa de Transplante de Fígado e Diretor Geral do Hospital Sírio Libanês. Presidente do Conselho e Pró-Reitor dos Cursos Stricto-Sensu do Instituto de Ensino e Pesquisa do IEP do Hospital Sírio Libanês. Atualmente é o Diretor Geral/CEO do Hospital Sírio Libanês.
Daniel Annenberg Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia

Daniel Annenberg é secretário municipal de Inovação e Tecnologia. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), comandou a reestruturação do Detran-SP, maior órgão de trânsito da América Latina, entre 2011 e 2016. É um dos idealizadores do programa Poupatempo, reconhecido pelo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, projeto do qual foi superintendente por dez anos, entre 1996 e 2006.
Foi sócio-fundador da Res Pública, consultoria em serviços públicos na qual atuou por cinco anos (2006 – 2011). Trabalhou ainda na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e na Secretaria de Administração Federal, entre outros órgãos municipais como a Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde contribuiu na elaboração do Guia de Serviços Públicos e na criação do projeto das subprefeituras.
Jeffrey Campbell Vice-Presidente para as Américas, Relações Governamentais, Cisco Systems, Inc.

Jeffrey A. Campbell é o Vice-Presidente para as Américas do time de Relações Governamentais da Cisco Systems, Inc., líder global em redes para internet. Campbell lidera as atividades em relações com o governo para o hemisfério norte. Desde 2001, é responsável pelo desenvolvimento e implementação da agenda de políticas públicas nas áreas de telecomunicação, comércio, energia, meio-ambiente, segurança e tecnologia. Além de ser um especialista em regulações para telecomunicações, Campbell tem experiência em políticas públicas para leis de propriedade intelectual, regulações de internet, regulações de energia, comércio internacional e regulações para tecnologias da informação.
Campbell é membro da diretoria do Fundo de Tecnologias Emergentes da Califórnia, da Fundação de Tecnologia da Informação e Inovação, e da Associação Industrial de Telecomunicações.
Antes de entrar na Cisco, Campbell chefiou o escritório de Relações Governamentais da Compaq Computer, em Washington. Ele começou sua carreira como um advogado especialista em regulações para telecomunicações no escritório de Washington do Squire, Sanders & Dempsey.
O Sr. Campbell obteve seu bacharelado em História na Universidade de Yale e é pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Direito de Georgetown.
Mauricio Ruiz Diretor Geral para o Brasil, Intel Corporation

Mauricio Ruiz é Diretor Geral da Intel Brasil desde setembro de 2016. O executivo conta com 17 anos de experiência na Intel, tendo atuado em diversas áreas, desde engenharia e arquitetura de soluções até o comando do segmento corporativo da empresa no país.
Mais recentemente, Ruiz ocupava o posto de diretor de vendas da Intel Brasil. Antes de se juntar à Intel, Ruiz atuou no mercado de software trabalhando com desenvolvimento, bancos de dados, consultoria e tecnologias para a Internet em empresas como a Sybase, Informix e Netscape.
Maurício Ruiz é formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Administração de Empresas e MBA em Gerenciamento de Negócios Estratégicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sri Elaprolu Líder Global & Gerente Sênior, Setor Público IoT, Amazon Web Services

Sri Elaprolu atua como Líder Global e Gerente Sênior do time de setor público da Amazon Web Services (AWS), e é responsável por práticas em Internet das Coisas (IoT). Sri e seu time trabalham com seus clientes, fornecedores de soluções, e seus integradores de Sistema em diversos países, e os ajudam a alavancar a AWS para construir soluções em IoT que sejam escaláveis, seguras e economicamente viáveis.
Sri trabalha na Amazon há mais de quarto anos. Antes de assumir sua posição atual, liderou o time de Arquitetura de Soluções, com foco em clientes de educação nos três níveis de governo nos Estados Unidos. Ele possui especialização em áreas como design de soluções distribuídas altamente escaláveis, segurança e compliance. Antes de trabalhar na AWS, Sri liderou múltiplos times de produto na Northrop Grumman Corp e ajudou a entregar diversas soluções empresariais para agências federais dos EUA e clientes do setor de educação.
Sri tem mais de 20 anos de experiência na indústria de TI. Ele possui mestrado em Ciência da Engenharia, e um MBA em Gerência Geral.
Renato Leite Monteiro Especialista em Privacidade e Proteção de Dados, Baptista Luz Advogados

Especialista em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Mais de oito anos de experiência internacional atuando, pesquisando e estudando os mais variados assuntos relacionados à Direito, Internet e Tecnologia, incluindo privacidade, proteção de dados, propriedade intelectual, startups, responsabilidade dos intermediários, liberdade de expressão e crimes pela Internet.
É professor de Direito Digital e Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e professor da Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Novos Modelos de Negócio da GVlaw da Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.
Atuou como consultor do Conselho da Europa para as áreas de Proteção de Dados, Privacidade, Regulação de Internet e Crimes Eletrônicos, em Estrasburgo, França. Foi pesquisador em Direito e Tecnologia do NUS Centre for Law & Business e Editor da Singapore Law Review, em Singapura. Foi pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade – CTS da Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ para as áreas de governança de Internet e proteção de dados pessoais.
Margarise Correa Fundadora e Diretora Executiva, BayBrazil

Margarise Correa atua como embaixadora para o fortalecimento das relações entre o Vale do Silício e o Brasil.
Ela fundou a BayBrazil em 2010 para servir como uma fonte de informação e ajuda para empresas dessas duas regiões estabelecerem laços bilaterais. Para isso, ela vem criando uma série de programas que fomentam ecossistemas empreendedores e abordam questões críticas sobre o ambiente global de negócios. Atualmente, a BayBrazil se tornou referência na comunidade tecnológica Brasileira-Americana que busca fazer negócios entre o Brasil e o Vale do Silício, se informar sobre tendências do mercado e empresas líderes, interagir com inovadores, principais players, e estabelecer novas conexões e parcerias.
Margarise possui bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina e, antes de se mudar para a área da Baía de São Francisco, na Califórnia, trabalhou durante sete anos como repórter de notícias, editora e âncora nas seguintes redes brasileiras: TV Globo, TV Cultura e TV Bandeirantes.
Holly Vineyard Secretária Geral Adjunta de Comércio para Mercados Globais, Departamento de Comércio dos Estados Unidos

Holly Vineyard atua como Secretária Geral Adjunta para Mercados Globais no Departamento de Comércio dos EUA/Administração de Comércio Internacional. A agência Mercados Globais gerencia e coordena as políticas do Departamento de Comércio, além de seus programas e redes de profissionais da área comercial. Possui escritórios em mais de 70 países, 100 localidades em território estadunidense, e em Washington, D.C. Através de suas divisões – Serviço Comercial, Centro de Advocacia, SelectUSA, e especialistas regionais em políticas de comércio – a agência também promove exportações dos EUA, promove e protege os interesses comerciais americanos em territórios estrangeiros, e atrai investimento estrangeiro para dentro dos Estados Unidos. Vineyard lidera este time em nome de seus clientes – os que criam empregos americanos através de comércio e investimento.
Ela entrou para o Departamento de Comércio em 1994. Antes de assumir seu cargo atual, ela atuou como Secretária Adjunta de Comércio para a Ásia, Secretária Adjunta de Comércio para a África, Oriente Médio e Sul da Ásia, Diretora do Escritório para a África, Conselheira Política Sênior para o Subsecretário de Comércio para Comércio Internacional, e como Oficial de Comércio para a Índia e Singapura. Ela subchefiou, por duas vezes, o Comitê Financeiro do Senado, onde trabalhou com o Subcomitê de Comércio em diversas questões do tema. Antes de trabalhar para o Departamento de Comércio, Vineyard trabalhou no setor público.
Vineyeard possui um mestrado pela Universidade George Mason, e é bacharelada pela Faculdade de William e Mary.

Fonte: FIESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP