Capa / Legislação / eSocial atualiza certificado de segurança

eSocial atualiza certificado de segurança

Procedimento é uma medida de segurança necessária implementada em diversos sites do Governo Federal.

O certificado digital do portal do eSocial foi atualizado com sucesso na última terça-feira (31/05). O procedimento é uma medida de segurança necessária implementada em diversos sites do governo federal com conexão criptografada, que são aqueles em que é possível se verificar a autenticidade do servidor e do cliente.

A atualização gerava uma mensagem de alerta aos usuários como se a página pudesse se tratar de um endereço inseguro. No entanto, a atualização durou poucas horas e o acesso à página foi normalizado no mesmo dia.

Além disso, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – que é a empresa responsável pelo desenvolvimento do portal do eSocial – esclarece aos usuários não ser necessário nenhuma preocupação acerca da mensagem, já que o portal do eSocial sempre foi e continuará sendo um ambiente seguro para o acesso.

Ainda de acordo com o Serpro, todos os sites que contam com uma camada adicional de segurança sobre o protocolo HTTP, o chamado HTTPS, possuem esse certificado e precisam, portanto, ser atualizados periodicamente.

A atualização seguiu um cronograma do Serpro adotado para dezenas de sites oficiais e as medidas de resolução do problema foram tomadas em poucas horas. Apenas usuários com navegadores muito antigos precisarão atualizá-los.

Procedimento é uma medida de segurança necessária implementada em diversos sites do Governo Federal. O certificado digital do portal do eSocial foi atualizado com sucesso na última terça-feira (31/05). O procedimento é uma medida de segurança necessária implementada em diversos sites do governo federal com conexão criptografada, que são aqueles em que é possível se verificar a autenticidade do servidor e do cliente. A atualização gerava uma mensagem de alerta aos usuários como se a página pudesse se tratar de um endereço inseguro. No entanto, a atualização durou poucas horas e o acesso à página foi normalizado no mesmo dia. Além disso, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – que é a empresa responsável pelo desenvolvimento do portal do eSocial – esclarece aos usuários não ser necessário nenhuma preocupação acerca da mensagem, já que o portal do eSocial sempre foi e continuará sendo um ambiente seguro para o acesso. Ainda de acordo com o Serpro, todos os sites que contam com uma camada adicional de segurança sobre o protocolo HTTP, o chamado HTTPS, possuem esse certificado e precisam, portanto, ser atualizados periodicamente. A atualização seguiu um cronograma do Serpro adotado para dezenas de sites oficiais e as medidas de resolução do problema foram tomadas em poucas horas. Apenas usuários com navegadores muito antigos precisarão atualizá-los

Fonte: eSocial – Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP