Capa / Programas de Qualidade e Normalização / Grupo de Trabalho de Revestimentos de Superfícies – Abrasão

Grupo de Trabalho de Revestimentos de Superfícies – Abrasão

Aconteceu no SIAMFESP, dia 04/abr/18, no período da manhã, a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Abrasão, no âmbito da ABNT/CEE-178:002.002 – Comissão de Estudo de Revestimentos de Superfícies de Metais e Plásticos Sanitários, a qual foi coordenada pelo seu Assessor Técnico, Eng. Roney Honda Margutti.

 Entre os desempenhos de qualidade esperados para as superfícies de metais e plásticos sanitários, está a sua resistência à abrasão, que pode ocorrer pela atividade de limpeza do dia a dia (lavabilidade) ou pelo seu uso constante e intenso (utilização).

 Para a avaliação deste desempenho, o GT estuda método de ensaio já consagrado por normas internacionais de queda de areia sobre uma superfície, simulando uma abrasão constante gerada pelo impacto dos grãos de areia. Além deste teste, o GT também realizará experimentos com equipamento de vai e vem com esponja, simulando a limpeza do produto em três situações: esponja embebida em detergente neutro, em seguida com álcool e por fim com a superfície seca.

 A próxima reunião do grupo está prevista para o início de junho, após a conclusão dos ensaios visando a análise dos resultados obtidos.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP