Capa / Qualihab / PBQP-H

Qualihab / PBQP-H

PBQP-H

O PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat visa organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Para isso, envolve um conjunto de ações entre as quais se destacam as seguintes: qualificação de construtoras e de projetistas, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, aprovação técnica de tecnologias inovadoras, e comunicação e troca de informações.

Formalmente inserido como um dos programas do Plano Plurianual 2004-2007 (PPA), o PBQP-H é um dos instrumentos do Governo Federal para o cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II 1996).
Mais informações e a relação de acordos e empresas podem ser obtidas no site: Acesse o site

Qualihab

Em 1996 foi assinado o Decreto Nº 41.337, pelo governador Mario Covas, que instituiu Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo – QUALIHAB, idealizado com base nas diretrizes definidas pela série de normas NBR/ISO 9000, pioneiro no Brasil e adaptado para a realidade da construção civil, mais especificamente a do setor da construção habitacional de interesse social.

Tem como finalidade garantir a qualidade das habitações construídas pelo Estado de São Paulo por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), tendo como princípio que a população atendida tem o direito à moradia de boa qualidade e ao menor custo.

Desde a sua concepção até a execução, a CDHU exige em seus editais de licitações que as empresas, cujos setores já possuam Programas Setoriais da Qualidade, obedeçam aos respectivos PSQs, as normas técnicas e comprovem sua qualificação, como condição para participar das concorrências.

Mais informações e a relação de acordos e empresas podem ser obtidas no site: Acesse o site

SIAMFESP