Capa / Legislação / R$ 243 bilhões – Linha de crédito do BNDS com recursos do FAT

R$ 243 bilhões – Linha de crédito do BNDS com recursos do FAT

1º de maio de 2018 abre o BNDES abre o mês com 243 bilhões de reais para financiamento alocados pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), destinados a financiamento de capital de giro e principalmente para equipar e modernizar o pátio fabril de nossas empresas, contando com linha que facilita o acesso das micro e pequenas empresas.

Os recursos devem ser utilizados em finalidades especificas como:

– investimentos para implantação, expansão, modernização e ou recuperação de empreendimentos, infraestrutura, empresas, incluindo estudos, projetos, obras civis, instalações, treinamento, entre outros;

– produção ou aquisição de máquinas e equipamentos novos, inclusive veículos utilitários e caminhões, de fabricação nacional e credenciados pelos BNDES;

– bens novos, insumos, serviços e softwares;

– capital de giro;

– exportação de bens e serviços nacionais; e

– aquisição de bens e serviços importados e despesas de internação.

As garantias solicitadas nas operações diretas com o BNDES são as garantias reais tais como hipoteca, penhor,  propriedade fiduciária (exemplo veículos), recebíveis entre outros e ou garantias pessoais como a fiança e o aval.

Nas operações indiretas, realizadas diretamente com as instituições financeiras, as garantias serão discutidas com os mesmos durante o processo de acesso aos recursos.

No caso de aquisição de máquinas e equipamentos, os mesmos serão constituídos em garantia fiduciária até o final do financiamento, podendo ser substituído somente em caso de sinistro.

Podem ter acesso aos financiamentos os empresários individuais e as empresas que estão em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais, que disponham de garantias suficientes para a cobertura do risco da operação, que cumpra a legislação ambiental, que demonstre capacidade de pagamento.

Não é obrigatório, mas a realização de um projeto de investimento e retorno é importante para avaliação prévia do empresário quanto a viabilidade econômica da operação. Essa ferramenta também é bastante útil para negociação com o agente financeiro na demonstração dos recursos necessários, sua aplicação e incremento na produção e nos negócios.

Ficamos a disposição para os esclarecimentos que julgar necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP