Capa / Programas de Qualidade e Normalização / Reunião com o IPT – Túnel de vento

Reunião com o IPT – Túnel de vento

No dia 27/abr/18, a ABNT/CEE-188 – Comissão de Estudo Especial de Ferragens e ABNT/CEE-191 – Comissão de Estudo Especial de Esquadrias se reuniram com o Pesquisador Dr. Eng. Gilder Nader, da Área de Aerodinâmica Industrial e Engenharia do Vento, para tratar da dinâmica que envolve Fenômenos de Transporte: Mecânica dos Fluídos, com relação aos esforços gerados pelo vento junto às edificações.

 

Na ocasião, o Assessor Técnico do SIAMFESP, coordenador da Comissão de Estudos de Componentes, Eng. Roney Honda Margutti, o secretário da Comissão de Estudos de Esquadrias, Eng. Robson Campos, e participantes das comissões, Srs. André Martinho e Samuel Fukuda, tiveram a oportunidade de conhecer o túnel de vento e a forma como o laboratório trata e estuda as informações obtidas com as simulações de incidência de ventos nas edificações.

 

Uma das maiores descobertas, por meio das simulações computacionais realizadas no momento da reunião, foi o fato de que as pressões negativas geradas em alguns pontos das edificações podem ser superior a três vezes a pressão positiva e, que devido a estas informações, deverá ser solicitado pela ABNT uma apresentação do especialista do IPT nas referidas comissões de estudos para trazer esclarecimentos aos demais participantes.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP