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SIAMFESP PROMOVE CURSO SOBRE A GESTÃO DO SST NA ERA DO ESOCIAL

O SIAMFESP promoveu no dia 25/10/2017, o curso “Como fazer gestão de SST na era do eSocial?”. Desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o curso tem por objetivo apresentar a contextualização do eSocial, seus impactos na gestão da Segurança e Saúde do Trabalho, boas práticas em SST, dentre outros aspectos.

O curso foi ministrado pelo consultor João Carlos Victória de Araújo. Antes da apresentação, a representante do Departamento Regional (Depar), da Fiesp, Cristiane Gouveia fez uma rápida apresentação sobre como reduzir custos com a correta gestão do FAP RAT.

O FAP – Fator Acidentário de Prevenção serve para flexibilizar as alíquotas da tarifação coletiva 1%, 2% ou 3% relativas ao antigo Seguro de Acidente do Trabalho (SAT) denominado agora RAT -Risco Ambiental do Trabalho que é a contribuição previdenciaria obrigatoria para empresa, destinada ao financiamento da aposentadoria especial e dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho (GIIL-RAT) e incide sobre a folha de pagamento, ou seja multiplicação do FAP X RAT.

O Departamento buscando atender às necessidades das empresas criou a Central de Inteligência FAP – RAT, uma ferramenta que deverá auxiliar na gestão do FAP, podendo reduzir tributos pagos mensalmente na folha de pagamento. Deverá oferecer uma gama de produtos e informações relacionadas a rotina da empresa, tais como: relatórios de controle do absentismo de curto prazo e longo prazo, orientação jurídica, sistema de alertas de NTEP incluindo um curso conceitual sobre o tema para melhorar o entendimento dos agentes envolvidos.

Terminada a apresentação teve início o curso que durou o dia todo. O professor João Araujo relembrou a legislação que deu origem ao eSocial e seus impactos na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Um dos pontos principais é a necessidade de reorganização dos registros, com uma integração das responsabilidades.

O consultor explicou os três pilares (Compliance, Processos e Tecnologia) e as dificuldades principais e os principais eventos de interesse. A grande questão destacada pelo profissional é que deverá haver harmonia entre os Departamentos para a utilização das informações.

O apoio da alta administração é considerado um dos fatores de sucesso para a implantação do eSocial, uma vez que a adequação não é apenas um problema do RH, e sim envolve diversas áreas da empresa, sendo fundamental contar com tal apoio para garantir a dedicação dos profissionais e alocar os recursos necessários às ações previstas para a transição.

Segundo o consultor, o processo de adequação envolve um conjunto de ações interdependentes e simultâneas e uma boa gestão do projeto garante que nenhum detalhe será esquecido.

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Fonte: AZM Comunicação

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