Capa / SIAMFESP em Ação / SIAMFESP PROMOVE PALESTRA SOBRE SUCESSÃO FAMILIAR

SIAMFESP PROMOVE PALESTRA SOBRE SUCESSÃO FAMILIAR

O SIAMFESP promoveu no dia 18 de outubro a palestra Sucessão Familiar – Governança Corporativa nas Empresas Familiares: Profissionalização e Sucesso.

Antes da palestra, a Diretoria do SIAMFESP, se reuniu para tratar dos assuntos relacionados à entidade. Após reunião deu-se início a palestra de sucessão.

O analista de Desenvolvimento de Serviços, da Central de Serviços da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Gustavo Ribeiro apresentou alguns serviços da Federação que estão à disposição das empresas associadas aos Sindicatos. Segundo ele, a Central de Serviços é uma extensão dos Sindicatos. “Trouxemos um pouco dos produtos e serviços que a Federação oferece e também as vantagens através dos parceiros. Nosso objetivo é levar esses benefícios aos associados do Sindicato.”

A palestra, ministrada por Domingos Ricca falou sobre a perpetuação da empresa familiar e a profissionalização e sucessão, dando ênfase aos pilares que sustentam a empresa familiar . Segundo ele, esse processo não pode ser radical, deve ser gradual e sempre contando com o dono, que é o grande estrategista do negócio. “Ele conhece a família e a empresa.”
Ricca ressaltou ainda o papel importante da consultoria nesse caso de sucessão familiar. “Muitas vezes os laços familiares interferem nessa relação, então a consultoria media esse processo, mostrando aquilo que será melhor para a empresa levar seu principal valor adiante: seu nome.”
O consultor mostrou a importância da profissionalização. “Significa definir quem ocupará o lugar do fundador quando ele não estiver mais. A empresa começa na palavra, na credibilidade do fundador, que faz parte da sua cultura. No entanto, isso não pode ser passado para a segunda geração. Na primeira geração você escolhe o sócio. Na segunda não. E nem sempre isso é um mar de rosas, por mais que a empresa esteja estabilizada”.
Finalizando Ricca explicou que o sucessor deverá se adaptar à empresa e não o contrário. “O sucessor tem que ser aquele que ama a empresa e que tem paixão pelo negócio.”

Ao final o representante da Attivo FBN, Kleber de Paula, um dos parceiros mais antigos do SIAMFESP, fez uma apresentação sobre a experiência da empresa em processos de sucessão. O produto, explica, é uma apólice de seguro de vida que não tem contestação, ou seja, ela pode ser contratada por um determinado período sem reajuste por faixa etária. Essa apólice garante que na eventual perda de um sócio, o remanescente possa comprar as cotas e com isso a empresa consiga seguir em frente sem a interferência familiar.

Para o diretor do SIAMFESP, Ronaldo Koloszuk, a escolha do tema levou em consideração que boa parte das empresas associadas ao Sindicato são familiares, daí a ideia de aproveitar esse serviço oferecido pela Fiesp e a Central de Serviços. “Mais cedo ou mais tarde as empresas vão ter problemas com a sucessão, então procuramos trazer o assunto para que desde já os nossos associados estejam preparados para esse momento e o processo aconteça com mais organização e menos transtornos.”

Fonte: AZM Comunicação

Confira como foi o evento:
Coffe Break – Patrocínio SUVIDE
Brindes – Village – Panetones
Fotos – Maria Cecilia Rufini

coffe-brindes

Reunião – Diretoria SIAMFESP

diretoria-siamfesp

Apresentação – FIESP /CSER – Gustavo Ribeiro
inicio-cser

Apresentação Paletra – Domingos Ricca
Attivo FBN – Seguros Empresariais – Kleber de Paula
ricca

Finalização:
Sorteio – Dois Livros Domingos Ricca e Panetones Village
sorteio-1

Mais imagens – https://www.facebook.com/profile.php?id=100009821687293 – Siga o SIAMFESP no Facebook!

Imagens: Ciça Rufini
Elaboração: Comunicação SIAMFESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP