Capa / Programas de Qualidade e Normalização / Torneira Automática – Lei de Uso Obrigatório

Torneira Automática – Lei de Uso Obrigatório

O SIAMFESP respondeu recentemente em entrevista dada pelo seu Assessor Técnico, Eng. Roney Honda Margutti, sobre a avaliação que a entidade fazia sobre a Lei 13.647/2018, a qual determina que todos os banheiros de uso coletivo, tanto em prédios públicos quanto privados, construídos a partir de agora deverão ter a instalação de torneiras com fechamento automático.

De forma geral, segundo Margutti, a utilização de torneiras de fechamento automático é sempre interessante e pode apresentar excelentes resultados, porém deve-se fazer uma avaliação inicial tanto das condições das instalações hidráulicas prediais quanto da utilização a que se destina os respectivos produtos.

Um exemplo desta preocupação, são locais de alta pressão de água, pois com a torneira tradicional o usuário pode controlar sua abertura e a vazão de água, porém, no caso de uma torneira de fechamento automático instalada sem um regulador de pressão adequado, quando acionada abrirá totalmente com vazão máxima, implicando em um consumo e desperdício de água maior que a torneira tradicional.

Desta forma, o assessor alerta que o objetivo final é a redução do consumo de água e o seu uso racional otimizado em função de cada utilização e, portanto, apenas a aplicação pura e simplesmente de torneiras de fechamento automático não é uma solução ideal e nem universal.

Ainda destaca que existem diversos produtos voltados para a conservação e uso racional da água como, por exemplo, os redutores de pressão, reguladores de vazão, arejadores etc. que, em conjunto com as torneiras de fechamento automático, aí sim, neste caso, podem oferecer o menor consumo de água sem prejuízo do desempenho das atividades que envolvem o seu uso.

Por fim, informa que a Norma Técnica Brasileira que as Torneiras Automáticas devem atender é a ABNT NBR 13713 – Instalações hidráulicas prediais – Aparelhos automáticos acionados mecanicamente e com ciclo de fechamento automático – Requisitos e métodos de ensaio.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP