SIAMFESP em Ação

SIAMFESP apoia o Construa Brasil

28/04/2022

O governo federal lançou no último dia 26 de abril, o projeto Construa Brasil, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócio do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização. O SIAMFESP é uma das entidades que apoiam o projeto, que estabelece metas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.

construa brasil 2Também foi lançado no site - https://bit.ly/38xvOJG - e dois dos primeiros guias do projeto:

  • Guia Orientativo de Boas Práticas para Códigos de Obras e Edificações
  • Guia Orientativo de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção

“O Construa Brasil surge no contexto de muita necessidade de resgatar a produtividade do setor da construção civil”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Glenda Bezerra Lustosa.

projeto tem nove metas, oito delas em andamento, e 31 submetas. “As metas estão estruturadas em três pilares: desburocratização, digitalização e industrialização”, frisou Glenda Lustosa.  

Ao declarar oficialmente lançado o projeto, a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, ressaltou que o setor de construção certamente tem um papel muito importante para a atividade econômica, para a geração de empregos e para a retomada econômica como um todo. “É nesse contexto que a gente está aqui para se unir em um projeto, não só na proposta, mas também nos caminhos para desburocratizar, industrializar e digitalizar. Foi através da digitalização que a gente conseguiu combater a pandemia e sair da crise”, mencionou.

Quer saber mais? Confira a apresentação de resultados do programa Construa Brasil e conheça as propostas para modernizar no link - https://bit.ly/3Lolwdr