SIAMFESP visita Aimes

09/03/2021

SIAMFESP visitou a Associação no último mês de fevereiro

SIAMFESP faz visita a AimesNo período de 24 a 26 de fevereiro, o SIAMFESP visitou a Associação das Indústrias de Metais Sanitários (Aimes), em Loanda, Paraná, e algumas empresas associadas. Essa visita teve como objetivo a aproximação, principalmente em relação a defesa da conformidade de produtos.

Em reunião realizada no dia 25, que contou com 21 empresas da região, o sindicato discutiu sobre os trabalhos desenvolvidos com o Inmetro, ABNT e Órgãos do Governo Federal.

Nessa oportunidade, juntamente com a AIMES, a entidade manifestou seu apoio ao Programa de Certificação Provence para torneiras monocomando, torneiras automáticas, ligações flexíveis e válvula de escoamento. Atualmente esse programa tem o apoio de três entidades representativas do setor (SIAMFESP, ABEMS e AIMES) e que agregam quase 80% das indústrias de metais sanitários do Brasil.

Na apresentação do Programa, a Provence trouxe uma novidade no segmento de certificação com a apresentação de um QR-CODE, que através de um aparelho celular, o consumidor poderá fazer sua leitura e ser direcionado ao Certificado de Conformidade do Produto, trazendo mais transparência e segurança para quem consome os produtos.

Foi discutido também sobre o novo grupo de estudo de normas recentemente criado na AIMES e dos objetivos para capacitar ainda mais e preparar as empresas para apresentar ao mercado produtos em conformidade com as Normas ABNT e Certificação INMETRO.

WhatsApp Image 2021 03 09 at 13.38.49Acreditamos que aliado ao trabalho desenvolvido junto às indústrias de metais sanitários e a aproximação com os principais órgãos de normalização, precisamos intensificar a comunicação com nosso público, seja ele distribuidor, revenda, especificador, construtora e o consumidor final, cumprindo uma obrigação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CPC), que é a educação para o consumo.

Na reunião ainda foi possível tratar questões tributárias e os resultados obtidos em favor do setor, como a manutenção do IPI zero para os metais sanitários, a manutenção da desoneração da folha de pagamento para algumas NCMs de válvulas e os estudos de margem de valor agregado da substituição tributária - ICMS contratada pelo SIAMFESP.

Nossas Entidades e seus Associados acreditam e trabalham por um mercado de livre concorrência, com produtos elaborados dentro da conformidade legal, para um mercado consumidor consciente.

Nas visitas realizadas nas empresas das regiões, o sindicato foi recebido por: Edcarlos Peres, Vinicius Mazali e Cezira Mazali Leão, na Leão; pelo Rimon Goulart e Vanessa Berto Gonçalves, na Marchezan; pelo Sandro Monaro e Carla Gubiani Costa, na Águia e pelo Emerson Luiz Gomes e Emerson Aparecido de Oliveira, na Imperatriz, onde pudemos conhecer o investimento que está sendo feito em modernização dos processos produtivos e capacitação profissional, ações que estão trazendo um ciclo de prosperidade às empresas da região e servindo de referência para o segmento.

Consideramos que a visita permitiu uma aproximação ainda maior com a AIMES e as empresas associadas com foco na melhoria do setor e de nossos produtos com objetivo do reconhecimento dos organismos de certificação, do mercado e do setor de crédito da habitação.