SIAMFESP em Ação

SIAMFESP participa de evento em Brasília

25/02/2022

Aconteceu hoje (25/02) no Auditório Dom João VI, Imprensa Nacional, em Brasília, a solenidade de “Lançamento do Modelo Regulatório do Inmetro”. O SIAMFESP foi representado pelo Diretor Executivo, Dr. Celso Daví Rodrigues.

corretaNa oportunidade o presidente do Inmetro,  Marcos Heleno Guerson , reafirmou que o  modelo regulatório do Inmetro é um marco de governança, clareza e transparência para toda a sociedade, para o empresariado, para as empresas, para o comércio e para os consumidores.

“Ele estabelece princípios e diretrizes que devem ser seguidos pelo próprio Inmetro e nós começamos a falar sobre um assunto muito importante que é a qualidade da regulamentação. Para falar de qualidade é preciso ter uma referência e agora a temos. Um regulamento do Inmetro vai ter qualidade à medida que ele segue o próprio modelo regulatório que foi combinado entre o Inmetro e a sociedade.”

O coordenador do GTMRI e gerente de Projeto do Inmetro, Marcos Aurélio Lima de Oliveira, destacou que estamossiamfesp fora passando por um momento muito importante no Brasil, que é esse processo de transformação. “Dentro desse conceito de transformação, nós estamos lançando hoje o modelo regulatório do Inmetro, que é uma inovação no modelo regulatório do Brasil. Esperamos que através dessa iniciativa do Inmetro, que está lançando esse modelo de relatório, outros “regulamentadores” possam também, identificar um ponto de mudança e de transformação. Principalmente porque o projeto que nós estamos lançando hoje está focado basicamente em dois pilares:  princípios e diretrizes, portanto todo setor regulado estará sendo empoderado em relação a esse modelo regulatório, porque caso o Inmetro venha a regulamentar algum tipo de produto ou serviço que não esteja em consonância com esse modelo regulatório, qualquer cidadão, qualquer empresa levantará a mão e dirá: “olha, está de acordo com o modelo regulatório". Acho que esse é o grande avanço que estamos trazendo para o nosso sistema brasileiro de título da atualidade.”

Encerrando o evento, o presidente Bolsonaro destacou o trabalho do presidente do Inmetro e a maneira como ele remodelou o trabalho, culminando no Modelo Regulatório. “É um modelo que interessa para todo mundo, pois muitas vezes se promove uma exigência que verdadeiramente cria dificuldade para vender facilidade. O novo Modelo vai atender ao consumidor, as empresas, o comércio e os serviços. É um marco regulatório onde todos vão ganhar. Esse é o nosso trabalho, facilitar a vida de todos os brasileiros.”