SIAMFESP em Ação

WEBINAR – Modelo Regulatório Inmetro e seus Impactos

14/02/2022

O SIAMFESP realizou no último dia 9 de fevereiro o Webinar - Modelo Regulatório Inmetro e seus Impactos. Na abertura o diretor Executivo do Sindicato, Celso Daví Rodrigues, lembrou a participação da Entidade no processo de concepção do Modelo e afirmou que este deve garantir a padronização de produtos e processo para a melhoria da produtividade, redução de custos, e maior segurança do produto que será disponibilizado ao consumidor final.

Webinar siamfesp modelo regulatorioO presidente, Arcangelo Nigro Neto, afirmou que o Modelo é muito importante para a indústria e para a sociedade e que o Webinar tem por objetivo auxiliar a sociedade a entender a profundidade das mudanças e os impactos nas empresas, no mercado e junto ao consumidor. “O SIAMFESP tem atuado junto ao Inmetro e ABNT, sempre com objetivo de contribuir com esse processo de modernização.”

O primeiro a falar foi o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que destacou a importância do momento vivido pelo país, com a lei de Liberdade Econômica, em que “há um encadeamento de ações que está transformando a forma como o Estado se relaciona com a sociedade”.

Ele lembrou que a promoção da liberdade econômica traz impactos e necessidades de dinamismo do setor produtivo. Fez uma apresentação na qual deu foco à transformação do Inmetro e a Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade.

A seguir o coordenador do GTMTI e gerente de Projeto do Inmetro, Marcos Aurélio Lima de Oliveira, reforçou a necessidade de reestruturação do CONMETRO, afirmando que foi preciso entender como o sistema foi concebido o que deixou clara a necessidade de mudar a modelagem para que o processo seja ágil, flexível e moderno e não emperre o setor produtivo.

O presidente da ABNT, Mario William Esper, destacou a harmonia com a atual direção do Inmetro e disse acreditar que a Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade vai seguir o mesmo rito do Modelo Regulatório e em breve “teremos uma política de Estado e não de governo”.

A Secretária Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Oliveira Domingues,  também ressaltou a importância da Lei de Liberdade Econômica, deixando claro que ela é um espelho do que diz a Constituição. Segundo ela, quanto mais oferta mais benefícios o consumidor tem, e que a regulação só deve acontecer para assegurar a eficiência e a segurança do consumidor. “O setor regulado precisa funcionar adequadamente e atender aos interesses públicos, mas não podemos criar burocracias desnecessárias”.

Na sequencia o assessor técnico do SIAMFESP, Roney Honda Margutti, também Gestor do ABNT/CB-248 – Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral, conduziu a sessão de perguntas aos palestrantes.

Finalizando o evento, o presidente do Centro das Indústrias do estado de São Paulo (Ciesp), Rafael Cervone ressaltou que o Modelo Regulatório deverá ser bastante relevante na desburocratização de processos e gerando dinamismo na atualização de normas por parte da ABNT.

Confira a íntegra do Webinar no link - https://youtu.be/cSgYjYJSdHk