SIAMFESP em Ação

Webinar orienta sobre o uso da Transação Tributária pelas empresas

20/10/2022

O SIAMFESP realizou no dia 18 de outubro o Webinar – Transação Tributária. O evento contou com apoio do Ciesp – Distrital Leste. Abrindo e evento, o diretor Executivo Celso Daví Rodrigues, agradeceu a parceria com o Ciesp, ressaltando a importância desse tipo de trabalho conjunto como forma de ampliar o alcance da informação. A representante do Ciesp, Fátima Marinera também elogiou a parceria. Para ela, ações conjuntas contribuem com a disseminação do conhecimento. 

WhatsApp Image 2022 10 20 at 16.52.30

O palestrante, Dr. Eduardo Correa iniciou o Webinar destacando a relevância do tema, pois segundo ele, o devedor de tributos nem sempre sabe que a Transação Tributária pode ser aplicada a ele. Muitas empresas, explica, estão encontrando na Transição Tributária um caminho para a conformidade fiscal. 

No entanto, uma das dificuldades do tema é o grande número de alterações na legislação. “É um tema efervescente para o qual teremos que ter uma atenção constante.” Existem várias modalidades de Transação Tributária, algumas inspiram no próximo dia 31 de outubro, outras em novembro e dezembro. “E existe a individual, que é uma modalidade permanente, sem prazo”, adverte.

O crescimento da Transação Tributária tem como consequência prática o fato dos parcelamentos especiais dificilmente acontecerem novamente, em função das Transações Tributárias que ficarão permanentemente à disposição dos clientes.

Celso Rodrigues reforça a fala do Dr. Eduardo Correa, de que esse é um caminho para a conformidade fiscal, motivo pelo qual o SIAMFESP entende que se trata de uma iniciativa a ser divulgada e apoiada. “Lembrando que o SIAMFESP vem desenvolvendo um trabalho intenso pela conformidade trabalhista, tributária, técnica e ambiental das nossas Indústrias.”

A íntegra do Webinar pode ser acompanhada no canal do Youtube do SIAMFESP - https://youtu.be/LhJdfUsMT8k