SIAMFESP em Ação

SIAMFESP prestigia posse do Novo Superintendente do IPEM-SP

26/01/2023

Após o evento, o Diretor Executivo do Sindicato, Celso Daví Rodrigues, afirmou que mantém boas expectativas com relação à nova superintendência da autarquia.

WhatsApp Image 2023 01 26 at 09.45.14

No dia 23 de janeiro, o Ipem - SP organizou em sua sede o evento de posse do novo superintendente Marcos Heleno Guerson de Oliveira, que presidiu o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e assume a autarquia no Estado de São Paulo com o apoio do governador Tarcísio Gomes de Freitas.

Estavam presentes no auditório o Diretor Executivo do SIAMFESP, Celso Daví Rodrigues, juntamente com Assessor Técnico, Roney Honda Margutti e o chefe de Secretaria do ABNT/CB-248, Robson Campos de Souza. Para Rodrigues, a expectativa para com a nova gestão do Ipem é de melhoria no relacionamento bem como no desenvolvimento de trabalhos de incentivo à certificação de produtos.

Roney Margutti mencionou ainda que Guerson foi membro do Conselho Deliberativo da ABNT, do qual o SIAMFESP é parte, e que contribui para que as normas técnicas sejam uma referência para a metrologia e qualidade. Na cerimônia, Guerson afirmou ter altas expectativas com o novo cargo, visto que o Ipem tem um papel de vanguarda na rede metrológica brasileira. “Vários processos que hoje são feitos no Brasil inteiro nasceram aqui, então o Instituto tem uma vocação de inovação e queremos nos aprofundar nessa realidade complexa que vivemos”, disse o superintendente.

Entre os desafios ressaltados na gestão do Ipem estão os problemas de fraudes metrológicas cada vez mais tecnológicas com os avanços científicos. Questionado acerca disto o Superintendente demonstrou otimismo nos processos da entidade. “Nós temos ferramentas tecnológicas para combater essas fraudes. O grande desafio da gestão no século XXI é usar a tecnologia da informação para ter processos mais robustos e flexíveis para dar melhores condições de enfrentar esses problemas”.

Fábio Prieto, novo Secretário Estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo, compareceu ao encontro e fez uma apresentação após a fala do novo Superintendente do Ipem. Em sua perspectiva, a vinda de Marcos Guerson ao Ipem-SP irá ajudar a melhorar a instituição, elevando seu padrão de qualidade.

O Secretário disse ainda que é o momento do cidadão ser protagonista na sociedade. “Quem tem que decidir onde escolas e hospitais vão ficar não é o juiz ou o promotor, é o povo brasileiro. Enquanto eu estiver nesse cargo, a secretaria será primeiramente de Cidadania, depois de Justiça”.