SIAMFESP em Ação

SIAMFESP realiza reunião da ABNT/CEE - 066

06/04/2023

O SIAMFESP realizou no dia 28 de março, de forma híbrida, a 2ª Reunião de 2023 da ABNT/CEE-066 – Comissão de estudo especial de Utensílios Domésticos Metálicos. Essa foi a primeira reunião com participações presenciais pós pandemia, contando com 50 participantes, sendo 12 de forma presencial.

reunião abnt
Dentre os assuntos tratados, foram destacadas as questões relacionadas as fiscalizações dos IPEMs nos estados, as avaliações das portarias do INMETRO em vigor e as que devem ser revogadas no final do ano de 2023 sobre panelas metálicas (Portaria INMETRO Nº 499/2021) que necessitam de pequenos ajustes identificados pela equipe do SIAMFESP. Outro tema discutido foi a manutenção, utilização e limpeza de panelas de pressão para se evitar acidentes com vítimas, como ocorrido recentemente e, segundo levantamentos prévios do sindicato, as ocorrências podem estar diretamente relacionadas com a manutenção e troca de acessórios que ocorrem sem o atendimento a norma ABNT NBR 15684.

Durante a reunião os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões sobre temas importantes para o setor. A Coordenação da Comissão de estudos solicitou aos membros presentes encaminharem suas contribuições sobre os assuntos discutidos e apresentados, bem como sobre as normas do acervo da ABNT/CEE-066 que precisam ser revisadas.

A próxima reunião da ABNT/CEE-066 está previamente agendada para a última semana do mês ABRIL/2023 e ocorrerá novamente no formato híbrido. Para mais informações entre em contato com a Secretaria Técnica do ABNT/CB-248 (secretariacb248@siamfesp.org.br).