SIAMFESP em Ação

SIAMFESP participa de reunião da diretoria da Fiesp

06/04/2023

Ronaldo Koloszuk, delegado da entidade junto à FIESP e o diretor executivo do SIAMFESP, Celso Davi Rodrigues, participaram no último dia 03 de abril de reunião da Diretoria da FIESP com a participação do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados.

Reunião fiesp
Também participaram do encontro o Deputado Federal, Reginaldo Lopes,  coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro, relator do grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados, o Deputado Victor Lipe, o Deputado Jonas Donizete, o Deputado Ivan Valente, a Deputada Tábata Amaral, Isaac Sydney, presidente da Federação Brasileira dos Bancos e Deputado Rodrigo Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras. 

Durante a abertura da reunião, o presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, relatou o encontro que que teve com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no dia 31 de março, e que na ocasião deixou um documento assinado em que estabeleceu alguns compromissos com a indústria brasileira, com quatro pontos fundamentais:

  1. implementar a depreciação super acelerado, ou seja, a depreciação dos bens do ativo permanente das empresas imediata. O que traz um impacto zero no sentido de renúncia fiscal, ainda que do ponto de vista temporal mude um pouco a receita da União em relação ao Imposto de Renda, mas traz um impacto importante e que foi levantado pela equipe Econômica da casa, trazendo o maior retorno aos investimentos e permitindo que a indústria brasileira possa comprar bens de capital;
  2. O apoio a aprovação, no Congresso Nacional, da Reforma Tributária com o estabelecimento do IVA de forma não cumulativa, o que trará mais transparência e menor custo para a sociedade;
  3. A queda fundamental da SELIC, entendendo que a divulgação do arcabouço fiscal é um passo nesta direção;
  4. Lançamento do equivalente a um plano safra para a indústria pelo Ministro do Complemento, que deixou claro que as equalizações de juros serão favoráveis para reduzir o custo dos financiamentos. 

O SIAMFESP tem participado do Grupo de Trabalho da FIESP que elaborou e apresentou uma proposta da Reforma Tributária que busca aproveitar as melhores práticas mundiais e as propostas do Congresso e Senado. Ressaltando que o grupo tinha em sua composição um assessor da FIESP e que hoje é o segundo nome no Ministério da Economia, Gabriel Galípolo.

 

Para assistir a reunião na íntegra, acesse o link abaixo