O SIAMFESP comparece a abertura da Feicon 2023

17/04/2023

O SIAMFESP marcou presença na abertura da Feicon 2023, feira referência para os profissionais do mercado de construção civil e arquitetura do Brasil e de toda América Latina, e que aconteceu no dia 11 de abril, no São Paulo Expo. Estiveram presentes o presidente Arcangelo Nigro Neto, vice-presidente, Oswaldo Arouca Neto, Claudio Lorenzetti, vice-presidente do setor de metais sanitários, Luis Antonio Barbosa, diretor coordenador do setor de fechaduras, o diretor executivo, Celso Daví Rodrigues e o assessor técnico, Roney Honda Margutti.

FEicon
A construção civil deverá crescer 2% neste ano, segundo anúncio feito durante a solenidade de abertura da      Feicon, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A nova projeção considera fatores como o     atual patamar da taxa de juros, a perda de recursos da caderneta de poupança e o hiato de tempo na       tomada   de decisões importantes relacionadas ao FGTS.  “O setor novamente seguirá crescendo neste ano     acima do PIB nacional, mas em projeção  menor do  que o   esperado. Isso pode mudar e uma nova revisão   da expectativa acontecer ainda neste semestre. Temos um   ciclo de investimentos acontecendo, um ciclo de   atividades em andamento por isso a construção segue   gerando emprego e renda, mas precisamos criar a   base para investimentos futuros”, explicou Ieda   Vasconcelos, economista da CBIC.

Caso a projeção seja mantida - apesar de menor que nos dois anos anteriores - a   construção civil atingirá     aproximadamente 20% de crescimento no triênio 2021-   2023. O mercado tem atuado para alavancar ainda   mais os resultados. Na   cerimônia  de abertura do evento, por exemplo, Claudio de La Nina, presidente da RX   Brasil, organizadora da FEICON, anunciou um novo recorde de público no evento:   mais de 100 mil   profissionais credenciados. “A missão da RX, é impulsionar os   negócios de seus visitantes e expositores.       Nesta edição da FEICON, reunimos   mais de mil marcas expositoras, sendo 150 novas empresas em mais de   60 mil   metros quadrados de exposição”.

Sobre o atual momento do setor, o evento acontece em um momento estratégico de   mudanças de Governo em âmbito federal e estadual, e os novos planos para   economia que irão definir os próximos resultados. Neste sentido, autoridades e representantes de associações da construção civil aproveitaram a ocasião para destacar projetos, a importância da resiliência e o desenvolvimento da indústria da construção civil como um dos pilares de desenvolvimento do setor.

José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que promove o tradicional Encontro Nacional da Industria da Construção (ENIC) pela primeira vez na FEICON, ressaltou: “quando pensamos em mais de 100 mil pessoas credenciadas para a feira, é algo que arrepia. Ver a pujança desse evento, desse enorme movimento do setor impressiona muito. A partir de amanhã (12), teremos o ENIC com 50 palestras e 120 palestrantes percorrendo todas as áreas da construção, incluindo projetos e análises econômicas”.

Já Geraldo Defalco, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), destacou a oportunidade de estar reunido com diferentes players para alavancar o setor, proporcionada pelo evento. “Preparamos nosso espaço para receber lojistas associados ou não, fortalecendo o relacionamento. Sobrevivemos nesse mercado que oscila, mas que tem muita demanda e tem muito a oferecer”.

Rodrigo Navarro, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) aproveitou para abordar a importância de ações conjuntas. “A palavra chave que temos aqui é resiliência. Tivemos anos complicado por conta da pandemia, voltamos com o evento no ano passado e hoje temos números recordes. É uma honra mostrar as inovações e investimentos feitos em ESG e convido a todos para conhecer o que há de melhor sendo feito no país. É uma prova de que o ecossistema do setor tem se movimentado. Estou convencido de que a construção civil tem um espaço como pilar de geração de emprego e melhora da qualidade de vida para todos”.

Juliana Carsoni, presidente da startup Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que transacionou R$ 9 bilhões no ano passado, subiu ao palco e destacou a aposta da empresa em ampliar a rede de relacionamentos e negócios com lojistas que buscam espaço no comércio digital. “Ficamos felizes em investir em um evento como esse, com mais de 100 mil visitantes, para fomentar a inteligência de dados, digitalização dos negócios para o que o setor avance, para que o varejo prospere. Os dados podem trazer muita produtividade para essa área, que é resiliente e um dos pilares de desenvolvimento do país”.

Participante da cerimônia, Daniele Alonso, deputada estadual (PL) presidente da ACOMAC (Associação dos Lojistas de Materiais de Construção Centro Oeste Paulista) também aproveitou a ocasião para defender o trabalho feito por representantes do setor. “Nesse movimento de associativismo das ACOMACs, associações que mais se aproximam dos lojistas de materiais de construção, é que temos conhecendo cada vez mais as necessidades da nossa área. Elas representam mais de 40 mil lojas em todo o Brasil. A construção civil é que movimenta e constrói os alicerces do nosso Brasil, tijolo por tijolo”.

Itamar Borges, deputado estadual (MDB) e presidente da Frente parlamentar da indústria da construção e da mineração. “O papel da frente parlamentar e falar com as entidades, dialogar com os governos. Quando se reúnem entidades há um fortalecimento do setor. E vemos isso como exemplo ao chegar em um evento como esse e poder reafirmar o nosso compromisso de trabalharmos juntos”.

Para Capitão José Augusto Rosa, deputado federal (PL) preside na Câmara e no Senado “neste ano criamos a frente parlamentar mista com o senado e teremos mais de 200 membros à disposição da construção”.

Elisabete França, secretária executiva de Habitação da Cidade de São Paulo representando no ato o prefeito Ricardo Nunes (MDB), também reforçou a importância desse encontro dos principais representantes da construção civil. “Como arquiteta frequento todos os anos a FEICON e faz parte da história dos grandes eventos da cidade de São Paulo. Esse setor é fundamental para o nosso programa habitacional. Temos 60 mil unidades contratadas, dependemos muito das novidades que viemos conhecer no evento”.

Marcelo Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e de Habitação do Estado de São Paulo, representando no ato o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse “na década de 1990 foram feitos mostram que dos investimentos feitos na construção civil, cerca de 70% retornam ao governo em seus três níveis. Cada R$ 1 milhão gasto gera indiretamente 18,6 empregos formais”.