SIAMFESP em Ação

SIAMFESP participa de evento no Porto de Santos

02/06/2023

O SIAMFESP marcou presença no evento “Diálogos com Autoridades Públicas” que aconteceu nos dias 23 e 24 de maio no Porto de Santos com representantes da Receita Federal, INPI e Fórum Nacional de Combate à Pirataria, e teve a oportunidade de levar algumas das preocupações que os setores de utilidades domésticas e fechaduras enfrentam.

Receita federal boletim 02.06 foto 2Em palestra realizada pelo diretor executivo do sindicato, Celso Daví Rodrigues, foi possível abordar a preocupação das indústrias associadas com a conformidade técnica de seus produtos. A entidade tem trabalhado intensamente no mercado nacional pela normalização de produtos e a produção, mas para isso é necessário que as alfandegas barrem produtos importados que não atendem as portarias para panelas metálicas, filtros, reguladores de gás e escadas domésticas.

Outro tema tratado durante o encontro foi a importação de produtos que são subfaturados, como o caso das chaves tipo yale, que por vezes ingressam no mercado com preços que sequer cobrem os custos da matéria prima aplicada.

O evento Diálogos com Autoridades Públicas é organizado pelo Departamento de Defesa Comercial (DEREX) da FIESP e possui agenda para mais cinco encontros ainda em 2023.

O SIAMFESP está à disposição das empresas associadas para entender quais dificuldades que encontram com a importação de seus produtos e os problemas que enfrentam no mercado com importados que provocam concorrência desleal.

Entre em contato pelo email: siamfesp@siamfesp.org.br