SIAMFESP em Ação

SIAMFESP realiza reunião CRHIS

03/08/2023

A reunião do CRHIS (Comitê de Relações Humanas e Industriais do SIAMFESP), realizada no dia 25 e que foi coordenada pelo diretor executivo, Celso Daví Rodrigues, tratou da Lei que instituiu o Programa Emprega + Mulher, entre outros assuntos relevantes para o setor.

mteria reunião siteUma das mudanças trazidas pela Lei foi a denominação da CIPA, que agora passa a ser tratada por CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio). Com isso, a nova atribuição, que é o tratamento dos temas relacionados ao assédio sexual e outras formas de violência de gênero, foi trazida para os membros.

Outro assunto discutido na reunião foi sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres. É importante ressaltar que tanto a Constituição Federal e a CLT já tratam desse assunto, porém a Lei nº 14.611/2023 trouxe nova obrigação que necessita de regulação e multa pelo não atendimento à norma.

Já em relação às negociações coletivas, foi apresentada uma prévia do INPC para a data-base setembro, além do calendário de recebimentos das pautas de reinvindicações. Nesse ano o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região negociará em separado da INTERSINDICAL, além da CONLUTAS e FEM-CUT.

Ao final da reunião, foi abordado a Pesquisa Salarial do SIAMFESP dirigida às empresas associadas e sem custo. O link de acesso se encontra abaixo.

https://app.pesquisasalario.com.br/register.php.

Para mais informações, contate-nos – siamfesp@siamfesp.org.br