SIAMFESP em Ação

Aconteceu o 2º Wokshop de Vendas - Parceria SIAMFESP e ABEMS

23/05/2019

O SIAMFESP em parceria com a ABEMS, realizou no dia 22 de maio, o Workshop de Vendas: Derrubando Paradigmas e Motivando Equipes.

O objetivo é motivar os participantes para que trabalhem em grupos e criem estratégias utilizando o conhecimento e ferramentas que garantam resultados.

O trabalho foi coordenado pelas facilitadoras Tiemi Yamashita, Estrategista Social e pela especialista em Gestão de Negócios, Eunice Vitiello, que iniciaram os trabalhos propondo uma reflexão sobre vendas, uma visão sobre o que é desperdício em vendas e a importância da sustentabilidade.

Segundo Tiemi, é importante mostrar aos participantes como avaliar o pós venda. “A reclamação de um cliente é o maior presente que alguém pode dar para a empresa. As pessoas tendem a fugir das reclamações, mas é através delas que podemos aprimorar ter um entendimento real do que está acontecendo. É preciso prestar atenção no que o cliente está precisando e melhorar o relacionamento. Ninguém compra de quem não confia.”

Ela lembra que atualmente, com a tecnologia e as mídias sociais, tudo ficou mais acessível. “Mas será que as indústrias estão olhando para isso? Equipes de venda precisam mudar o comportamento porque o consumidor mudou, as empresas mudaram, no entanto, as equipes continuam trabalhando no século passado e isso é insustentável.”

Tieme destaca que muitas vezes as empresas tem dificuldade em mudar e para tanto utilizam diversas justificativas. “Sempre digo que a pessoa pode utilizar todas as justificativas para continuar do jeito que está, mas o concorrente vai se modificar. Se você não quer mudar por você, o outro vai mudar por você e ele vai levar seu cliente, seus projetos e não vai te dar escolha para isso.”

O trabalho é todo realizado em forma de dinâmica. Os participantes são divididos e formam grupos. A ideia, explica Eunice Vitiello é propor uma técnica chamada de Srint, na qual as pessoas conseguem focar numa solução. “No dia a pessoa só pensa no problema. Utilizamos elementos lúdicos, para fazer a pessoa levantar, discutir com outras empresas. Ela sai completamente do foco do problema na intenção de cada um ajudar na solução. Você passa a ter mais agilidade.”

Outra observação feita pela especialista em gestão é saber definir o que é urgente. Ela explica que se você faz tudo na urgência na empresa acaba fazendo tudo um pouquinho e não elimina o problema. “Precisamos ter foco e usar mecanismos para ser objetivo e resolver as coisas em um curto período de tempo. Tempo nunca foi tão dinheiro quanto hoje.”

2 workshop juntas 22 workshop juntas 1

O evento foi rico pela troca de experiências. Os participantes tiveram  a oportunidade  de criar estratégias para os problemas enfrentados no dia a dia, e para dar o fechamento ao workshop, os grupos  apresentaram suas argumentações e estratégias,  onde trocaram  informações  do que foi trabalhado ao longo do evento.

 2 workshop juntas 32 workshop juntas 4

Fonte: AZM Comunicação

Veja a lista completa