SIAMFESP em Ação

Juros continuam caindo

17/02/2020

Confira o que diz a edição de Fevereiro do Destaque da Indústria, elaborado pelo Depecom da Fiesp

O Depecom (Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia) da Fiesp, divulgou a edição de Fevereiro do Destaque da Indústria. Os pontos positivos são o movimento de queda da taxa de juros, a criação de empregos formais e a gradual recuperação do mercado de trabalho. Os negativos são a elevada ociosidade na indústria e o baixo crescimento da indústria de transformação.

Em dezembro de 2019, a produção industrial nacional recuou 0,7% frente ao mês anterior (série com ajuste sazonal), segunda taxa negativa seguida. Na indústria de transformação, a produção caiu 0,6% em dezembro com relação a novembro, sem influências sazonais. Na mesma base de comparação, a indústria extrativa registrou contração de 1,4%. No ano de 2019, a produção industrial recuou 1,1% frente a 2018, interrompendo, dessa forma, dois anos consecutivos de crescimento: 2017 (2,5%) e 2018 (1,0%). A indústria extrativa caiu 9,7% no ano, enquanto a indústria de transformação ficou praticamente estável (+0,1%).

Com a aprovação das reformas fiscais e uma menor taxa de juros (Selic), consolida-se um cenário econômico favorável neste ano e nos próximos. A nossa expectativa para o resultado do PIB em 2020 é de um crescimento de 2,5%. No caso da indústria de transformação, projetamos que o PIB do setor cresça 2,2% este ano. Com relação ao emprego, que responde com defasagens ao crescimento da atividade industrial, indícios mais claros de melhora devem ser observados a partir da metade deste ano.

As exportações das matérias-primas do SIAMFESP caíram 2,9% em dezembro de 2019 em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as importações cresceram 31,5% nesta mesma comparação. Assim, o saldo da balança comercial foi superávit de US$ 4,8 milhões ante superávit de US$ 5,9 milhões em dezembro de 2018.

Decomtec

Estudo completo  somente para às empresas associadas  - Clique Aqui! 

Fonte estudo: DEPECOM/ FIESP

Fonte matéria: AZM Comunicação