Avisos

O SIAMFESP tem orientado os associados sobre a importância de fazer uma boa gestão do FAP (Fator Acidentário de Prevenção).

O SIAMFESP tem orientado os associados sobre a importância de fazer uma boa gestão do FAP (Fator Acidentário de Prevenção). Nos últimos anos, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) criou até uma Central de Inteligência, objetivando mostrar para as empresas os impactos das informações lançadas no FAP nos tributos pagos sobre a folha de pagamento.

fap 1

Os valores tomam por base informações constantes do banco de dados da Receita Federal. Ocorre que em muitos casos, as informações, por falta de um acompanhamento correto por parte do empregador, acabam apresentando inconsistências.

Para evitar esse problema, no segundo semestre de cada ano, a Receita Federal divulga o índice FAP de cada empresa, para que elas possam verificar a correção das informações lançadas. O prazo para a contestação termina em 30 de novembro.

As empresas associadas ao SIAMFESP, podem utilizar a Central de Inteligência, que está preparada para ajudar na gestão do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), do FAP e da contribuição relativa aos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT).

A Central oferece uma gama de produtos e serviços que além de ajudar as empresas na gestão do seu FAP, visando a redução de tributos conta com uma equipe multidisciplinar para ajudar as empresas a conquistar ganhos de competitividade e retorno econômico, por meio da melhor gestão dessas obrigações previdenciárias.