Eventos

Instalação do ABNT/CB-248 com a Secretaria Técnica do SIAMFESP

05/10/2020

Reunião de Instalação do Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral - ABNT/CB-248.

CB248

 

mario

Um Comitê Brasileiro que já nasce forte porque tem um sindicato de envergadura apoiando o processo de normalização. Foi assim que o presidente da ABNT, Mario William Esper, definiu o Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248) instalado nesta quinta-feira, 1º de outubro. O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) responderá pela Secretaria do novo Comitê, resultado da fusão de duas comissões de estudo especiais, a ABNT/CEE-188 e a ABNT/CEE-191, responsáveis pela normalização de ferragens e esquadrias.

arcangelo

Mario William Esper e o presidente do Siamfesp, Arcangelo Nigro Neto, assinaram o Termo de Compromisso durante webconferência na qual o gestor do novo Comitê, Roney Honda Margutti, apresentou um histórico do sindicato e sua relação com a ABNT. Anunciou que um dos principais objetivos do ABNT/CB-248 é a internacionalização da normalização brasileira, estando previstos entendimentos com o ISO/TC-162 - Doors, windows and curtain walling.

 

O ABNT/CB-248 tem o seguinte escopo: Normalização no campo de esquadrias, componentes e ferragens em geral, compreendendo esquadrias para janelas, portas, fachadas-cortinas e guarda-corpos; fechaduras de embutir e de sobrepor; fechaduras auxiliares; travas; puxadores; dobradiças; cadeados; componentes para esquadrias; ferragens para vidros e ferragens em geral, no que concerne a terminologia, procedimentos, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

A primeira reunião do novo Comitê está marcada para o próximo dia 22. O evento de instalação teve ainda a participação do diretor executivo do Siamfesp, Celso Davi Rodrigues; do diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso; e do diretor de Normalização da ABNT, Nelson Al Assal Filho, que anunciou que o ABNT/CB-248 já começa com um acervo de 30 normas e tem mais cinco projetos em andamento.

termo 1

termo 2

 

 

      

 

 

 

Fonte: ABNT

Assista como foi o evento em nosso canal do Youtube: https://bit.ly/34stqht

Para ver a apresentação em PDF, clique aqui.