Legislação

SIAMFESP e INMETRO tratam da Regulação de Panelas Metálicas

17/08/2023

A agenda de agosto do SIAMFESP começou movimentada. A primeira semana foi marcada pela visita do Sindicato ao INMETRO para tratar da Portaria Inmetro nº 499/2021. Na oportunidade, Celso Daví Rodrigues, diretor executivo, e Roney Honda Margutti, gestor do ABNT/CB-248 e assessor técnico, reuniram-se com Oswaldo Alves Ferreira Junior, diretor de avaliação da conformidade (DCONF), Marcelo Castro Afonso Carvalho, diretor adjunto de avaliação da conformidade, Marcelo Almeida Gadêlha, analista executivo, e Hercules Souza, pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade.

 inmetro 17.08.23A reunião tratou de pontos da Portaria em referência, que consolidou as Portarias Inmetro nº 398/2016, 419/2016 e 21/2018 que regulam a fabricação, importação e comercialização das panelas metálicas.

As questões debatidas foram o conflito entre o dimensional trazido no escopo e o RTQ, a ausência das ranhuras na base das panelas revestidas e a orientação em relação à exposição dos produtos pelo comércio físico e eletrônico.

“Outros assuntos como a revisão da Portaria Inmetro nº 282/2020, metais sanitários e esquadrias fecharam o encontro, que entendemos muito positivo para os setores representados pelo SIAMFESP”, comenta Celso Rodrigues.

O SIAMFESP irá tratar desse assunto na próxima reunião da Comissão de Estudos de Panelas Metálicas que ocorrerá ainda no mês de agosto. Maiores informações podem ser solicitadas através do email siamfesp@siamfesp.org.br