Na última assembleia do Siamfesp realizada em 12 de novembro, importantes decisões foram tomadas que impactarão diretamente a gestão de recursos humanos e estratégias corporativas para o próximo período. Liderada por Celso Rodrigues, a reunião trouxe insights cruciais sobre reajustes salariais, negociações sindicais e tendências do mercado de trabalho.
Reajuste Salarial: Números que importam
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou em 4,60%, mas a proposta aprovada na assembleia sugere um reajuste de 5,85%. Este percentual, composto por 4,60% de reposição inflacionária e 1,20% de aumento real, representa um cenário de cautela e estratégia para as empresas.
Por se tratar de uma deliberação em Assembleia, as empresas não são obrigadas a aplicar integralmente os 5,85%. É possível optar pelo INPC de 4,60% conforme necessidade financeira.
Com base na deliberação, o SIAMFESP apresentará contraproposta e buscará realizar reuniões com centrais sindicais CSB, CTB e Força Sindical para definições mais precisas. A proposta da assembleia não abrangerá as empresas que possam ter acordo coletivo de trabalho vigente.
Durante o encontro, a entidade também apresentou novidades que podem otimizar a gestão empresarial com o aplicativo de Pesquisa Salarial da FIESP, já disponível para empresas associadas, a disponibilidade de espaços para reuniões e assessoria técnica.
O SIAMFESP se coloca à disposição para qualquer dúvida, basta entrar em contato através do e-mail siamfesp@siamfesp.org.br, celular/whats: (11) 98577-0180 ou telefone (11) 2291-5455.
Associado