Notícias

Em busca de identificar os principais desafios encontrados por exportadores nacionais no campo de barreiras técnicas ao comércio, a Federação e  Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp, respectivamente) elaboraram um estudo sobre o tema, abordando pontos como normas voluntárias de sustentabilidade (padrões privados) e cooperação regulatória internacional. 

WhatsApp Image 2022 08 10 at 16.46.25

O documento, que aprofunda aspectos de consulta realizada pela Fiesp e pelo Ciesp em 2021, é resultado de um processo de qualificação que contou com o apoio de 15 entidades de classe (sindicatos e associações). Dentre outros aspectos, esse novo mapeamento identificou oportunidades relacionadas (I) ao aprimoramento do relacionamento técnico entre setor público e privado, (II) à promoção de iniciativas de cooperação regulatória internacional, (III) ao fomento do uso de mecanismos relacionados à Organização Mundial do Comércio (OMC) e (IV) à avaliação dos efeitos impostos pelos padrões privados.

O estudo também foi objeto de matéria publicada em julho de 2022 pelo jornal Valor Econômico, que apontou as dificuldades relacionadas ao crescimento de barreiras técnicas ao comércio e ao impacto dessas restrições sobre as exportações brasileiras, em especial as pequenas e médias empresas.

Em caso de necessidade de esclarecimentos adicionais, entre em contato com o SIAMFESP – PABX: 2291-5455 – Celular/Whats: (11) 98577-0180

Fonte: FIESP/DEREX