Notícias

O diretor Executivo do SIAMFESP, Celso Daví Rodrigues e o gerente Sérgio Malpica, participaram no último dia 23 de agosto, da Plenária de Executivos de Sindicatos, promovido pelo Departamento de Serviços da FIESP.

Na pauta, atualizações do Meio Ambiente, Cenário Econômico, Tramitação dos principais Projetos de Lei e perspectivas para as eleições, Custo Brasil e atualizaçõesTrabalhistas.

Siamfesp Tamanho padrão boletim 1

Abrindo os trabalhos a gerente do Departamento Sustentável (DDS), Anícia Piu, explicou as mudanças no Decreto da Fiesp, que altera a cobrança do Licenciamento Ambiental. (ver matéria)

A seguir o gerente do Departamento de Economia, Denilson Lopes, explicou o Cenário Econômico, ressaltando que no curto prazo a avaliação da atividade econômica é muito boa. As expectativas para as eleições foram abordadas pelo representante do escritório de Brasília, Marcos Lima. Ele deu destaque para a campanha eleitoral, destacando as quatro pesquisas mais importantes. Para ele a rodada dos candidatos no Jornal Nacional e o inicio da campanha eleitoral na TV devem ter impacto no desempenho das candidaturas.

O custo Brasil foi o tema abordado pelo representante do DECOMTEC, Albino Colantuolo. Segundo ele, os índices mostram que o custo Brasil encarece o preço do produto nacional de 17% a 23,3%. A gerente do Departamento Sindical, Veruska Farani, falou sobre as negociações coletivas, ressaltando que desde o início da pandemia tem sido registrada uma dificuldade em relação as negociações, por conta do cenário em si e do impacto econômico para as empresas. “Verificamos que as categorias buscaram alternativas para dar um fechamento à sua convenção,
tentando minimizar os impactos de uma inflação alta.”

Estiveram entre os temas apresentados, a Jornada de Transformação Digital e o programa de Qualificação de Sucessores elaborado pela Ricca & Associados e que será disponibilizado para os Sindicatos.


Fonte: AZM Comunicação