Notícias

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou no dia 31 de agosto, o Fundo de Garantia a Créditos para Eficiência Energética (FGEnergia).

imagem 2022 09 22 102315633O intuito é incentivar a implementação de projetos de eficiência energética, promovendo a redução das emissões de gases de efeito estufa e colaborando com o aumento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. 

O Fundo prevê investir mais de R$300 milhões para fomentar projetos como modernização dos sistemas de iluminação, troca de equipamentos obsoletos de climatização e substituição de motores antigos por outros de menor consumo. Já estão habilitadas a conceder financiamentos lastreados pelo FGEnergia seis instituições financeiras: Banco Abc Brasil S.A., Banco Btg Pactual S.A, Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., Banco Safra S.A., Banco Votorantim S.A. e Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária. Para acesso ao uso da garantia do programa, as micro, pequenas e médias empresas deverão responder o questionário digital Avaliação de Eficiência Energética. Após o preenchimento das perguntas, se o projeto for considerado elegível, será assinado pelo responsável técnico qualificado (engenheiro, técnico em eletrotécnica ou profissional certificado) e pelo representante da empresa tomadora do crédito, atestando a veracidade das informações prestadas.

Caso a empresa tenha interesse em contratar uma linha com uso do FGEnergia:

· Contate os agentes financeiros habilitados;

· Consulte se o programa já está operacional na instituição;

· Solicite e avalie as condições das linhas com uso do FGEnergia;

· Prepare a documentação necessária para contratação da operação; Mais informações sobre o FGEnergia poderão ser obtidas neste link: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/garantias/bndes-fgenergia/faq-instituicoes-tomadores-do-emprestimo