Notícias

Evolução dos salários e do faturamento industrial ainda não reverte falta de impulso para o crescimento do setor, avalia CNI.

 industria fabrica producao pib 28112022083833131

 

O rendimento médio real recebido pelos trabalhadores da indústria avançou 1% em novembro de 2022, resultado que reverte a leve perda apurada em outubro. Com o resultado divulgado nesta quarta-feira (18) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o salário médio recebido no setor manteve a tendência de alta nos últimos 12 meses e alcançou o ponto mais alto desde agosto de 2020.

De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 1,4% em relação ao resultado de outubro e figura no maior patamar  desde 2015. Na comparação com novembro de 2021, o ganho do setor avançou 9,9%.

Ainda que exista uma evolução dos rendimentos do trabalhador e da indústria, Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, avalia que ainda falta impulso para maior crescimento do setor.

"Já compreendemos o que houve em boa parte de 2022 e identificamos uma perda do ritmo de atividade nesse fim de ano, com relativa estabilidade do emprego, das horas trabalhadas na produção e da utilização da capacidade instalada. Ainda assim, apenas em dezembro poderemos completar esse quebra-cabeça”, explica ele.

Horas trabalhadas

As horas trabalhadas na produção ficaram praticamente estáveis em novembro de 2022, na comparação com outubro, ao registrar alta de apenas 0,1%. A pesquisa destaca que, em setembro de 2022, o índice interrompeu a tendência de crescimento que seguia desde meados de 2021.

O emprego industrial também permaneceu estável em novembro do ano passado, após variação de 0,1% na comparação com outubro. O comportamento recente reforça a acomodação do ritmo de crescimento do emprego, que registrou sucessivas altas entre o segundo semestre de 2020 e o segundo semestre de 2022. Na comparação com novembro de 2021, a alta foi de 0,8%.