Notícias

O 1º trimestre de 2023 foi positivo para as vendas do setor industrial paulista, aponta o Levantamento de Conjuntura realizado pela Fiesp e pelo Ciesp. Com crescimento de 2,4% no período, as vendas reais do estado avançaram pelo segundo trimestre seguido (+0,9% no 4º trimestre/2022 em comparação ao trimestre anterior). As horas trabalhadas na produção também seguiram em terreno positivo no período (+0,9%), sendo o quinto trimestre consecutivo de avanço. Contudo, os salários reais médios decaíram 0,5% nos primeiros três meses deste ano, após estabilidade nos últimos três meses de 2022. Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) diminuiu 0,9 p.p. na mesma comparação (o último crescimento ocorreu no 2º trimestre de 2022: +0,3 p.p.). Os dados expostos contam com tratamento sazonal.

WhatsApp Image 2023 05 02 at 16.50.13Apesar da alta das vendas da indústria paulista no 1º trimestre de 2023 apontada na pesquisa, os desafios para o setor são muitos. A captação de crédito devido aos altos custos e o patamar da SELIC são fatores que ensejam uma perspectiva desafiadora da atividade industrial do país nos próximos trimestres. A Fiesp estima que o ano de 2023 tenha queda de 0,5% da produção industrial brasileira.

Com a tramitação do novo regime fiscal no Congresso Nacional, o avanço das discussões a respeito da reforma tributária, medidas de destravamento e ou de diminuição do custo do crédito, assim como políticas para a reindustrialização do país, este cenário desafiador pode ser contornado no médio prazo, sendo possível estabelecer um crescimento robusto e sustentável da indústria.

Metodologia

Realizado desde 1975 junto a empresas de todos os setores industriais do Estado de São Paulo, o Levantamento de Conjuntura tem por objetivo quantificar as mudanças da atividade industrial no estado. Divulgada mensalmente, ela analisa variantes como vendas reais, horas trabalhadas na produção e salários reais.

Veja aqui a série histórica do Levantamento de Conjuntura.

Fonte: Fiesp