Notícias

O SIAMFESP participou, no dia 10 de agosto, do I Seminário Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O evento, que aconteceu em Brasília, teve como representantes do Sindicato o diretor executivo, Celso Daví Rodrigues, e o gestor do ABNT/CB-248 e assessor técnico, Roney Margutti.

qualidade 17.08.23A abertura do evento contou com a participação do diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, o presidente do Inmetro, Márcio Brito, e a secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Lytha Spínola.

Durante o Seminário, dois temas foram abordados: Estratégia Nacional de Qualidade (ENIQ) e Políticas Públicas para a Infraestrutura da Qualidade para apoio à competitividade e inovação na indústria, tendo como palestrantes representantes da UNIDO, MDIC, CNI, SENAI e ABNT.

O SIAMFESP teve uma participação ativa, apresentando o perfil das empresas representadas e o trabalho que está sendo desenvolvido em defesa da conformidade, reforçando o apoio em todo o processo de discussão e apresentação do Modelo Regulatório, bem como Política Nacional da Infraestrutura da Qualidade e também a colaboração com a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade.

Foi destacado também que o trabalho da entidade tem como princípio a boa-fé objetiva, as melhores práticas nacionais e internacionais, bem como o fundamento em normas internacionais, visão essa que está em consonância com o posicionamento da UNIDO, ISO, MDIC e ABNT, buscando capacitar e assessorar as empresas associadas em prol da conformidade. Por fim, foi reforçado o pleito pela criação de uma base única de informações para que possa ser acessada pelo consumidor final, especificadores, construtores, órgãos de defesa do consumidor e do estado, através do QR-CODE apresentado no produto, juntamente com ações de educação da sociedade para o consumo.

Além disso, o SIAMFESP segue colaborando com a construção da ENIQ e convida suas empresas representadas a participar da Consulta Pública que estará no ar até o dia 15 de setembro de 2023.

Para contribuir, acesse - https://www.gov.br/participamaisbrasil/tomada-publica-de-subsidios-eniq

Para maiores informações, consulte-nos através do email siamfesp@siamfesp.org.br