Notícias

Com a agenda de compromissos a todo vapor, o SIAMFESP realizou no dia 07 de fevereiro a primeira reunião do CRHIS de 2024. De forma virtual, o encontro foi liderado pelo diretor executivo, Celso Daví Rodrigues, e abordou temas como: a obrigatoriedade da lei de transparência salarial; as negociações coletivas 2023/2024; planejamento de trabalho para 2024/2025; sugestões de mudanças na pesquisa salarial, entre outros assuntos relevantes para o setor.

1Ao dar início a reunião, Celso agradeceu a participação de todos e falou sobre o andamento das negociações coletivas, esclarecendo que por ocasião de questões internas da FEM-CUT, O SIAMFESP assinou convenção com 8 dos 13 sindicatos, faltando Araraquara, Matão, ABC, Sorocaba e Bauru.

Sobre a mudança da pesquisa salarial, o diretor executivo explicou que, pela pouca adesão de empresas, a ideia é dar uma diminuída na relação de cargos que existe, realizando um agrupamento de cargos. Outra mudança é gerar uma nova área para que os participantes possam fazer a inserção novamente dos salários.

Para discutir sobre o tema obrigatoriedade da lei de transparência salarial, Celso fez uma apresentação destacando os pontos importantes para o debate e explicando que a obrigatoriedade do relatório é somente para empresas que possuam 100 ou mais colaboradores.

O diretor executivo da entidade finalizou a reunião informando que o SIAMFESP está tentando, junto com os órgãos competentes, adiar o prazo de entrega do relatório.