Notícias

No total, 64 empresas concorrendo com 70 projetos se inscreveram. Já participaram das 25 edições do prêmio, 365 companhias com 552 projetos inscritos que resultaram em economia de mais de R$ 2,5 bilhões.

O 25º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental vem reconhecendo as melhores iniciativas do setor industrial quando o assunto é sustentabilidade. A edição de 2019 marca as mais de duas décadas da premiação, pioneira no país. Este ano, 64 empresas com 70 projetos se inscreveram na premiação que, ao longo desse tempo, já contou com 365 companhias participantes e 552 projetos inscritos.

Todos esses projetos juntos possibilitaram que 10 milhões de toneladas de resíduos sólidos deixassem de ser geradas e 429 mil toneladas de insumos e matérias-primas não fossem descartados. Somados, esses e vários outros indicadores resultaram em economia de mais de R$ 2,5 bilhões para as empresas. E, consequentemente, em um meio ambiente mais equilibrado.

O anúncio da premiação se deu em cerimônia no primeiro dia da Semana de Meio Ambiente. O incentivo às empresas reconhecidas vem por meio de troféus e placas de menção honrosa. Foram premiados projetos finalistas em cada categoria: micro e pequeno porte; médio e grande porte e responsabilidade socioambiental.

De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp e do Ciesp, Nelson Pereira dos Reis, “crescer de forma sustentável é buscar evoluir socioeconomicamente, mas de uma forma orientada a não comprometer as gerações futuras”.

“Toda empresa trabalha forte para ampliar sua produção. Mas isso precisa ser feito de maneira sustentável para o meio ambiente, respeitando o que uma sociedade depende para sobreviver, como o abastecimento de água e energia. É por isso que a Fiesp estimula a indústria paulista a criar soluções para continuar atuando de forma eficiente, mas com a consciência necessária”, informou Reis.

Premio fiesp ambiental
Conheça as empresas vencedoras do 25º PRÊMIO FIESP DE MÉRITO AMBIENTAL

VENCEDORA NA CATEGORIA GRANDE PORTE

Clarios – Capacitando e transformando pessoas na busca da sustentabilidade ambiental

A Clarios é uma empresa global presente em mais de 150 países, com sede em Milwaukee. Voltada para soluções de energia para os veículos automotores, possui plantas em todo mundo e, no Brasil, conta com fábrica em Sorocaba, São Paulo, com 1.200 funcionários, e mantém as marcas Heliar, Durex, Prestolite, atuando em todo mercado, tanto de peças originais como mercado de reposição.

Para criar um ambiente de sustentabilidade ambiental, a Clarios decidiu criar uma maneira única para capacitar, impulsionar e medir os avanços dos resultados obtidos. Assim, nasceu um programa específico com base no Lean Manufacturing e na Melhoria Contínua, estruturado em uma ferramenta de avaliação, que é usada para determinar o nível de maturidade exclusiva de cada planta.

Sua metodologia garante metas cascateadas em toda a fábrica, de modo que toda a organização tenha ciência da importância de se avançar diariamente nos níveis de maturidade por meio das práticas de manufatura (MP’s).

O programa tem 4 fundamentos que são os pilares de todo o sistema, originando 9 princípios que norteiam toda a organização. Para direcionar a busca na excelência existe 9 princípios, que são: Local de trabalho Seguro, Pessoas Capacitadas, Qualidade Total, Cultura de Melhoria Contínua, Fluxo de Valor, Controle de Material, Visual de Fábrica, Meio Ambiente & Sustentabilidade e Design de Manufatura.

Para o diretor de operações da Clarios, Ronaldo Alves, conquistar o prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, na categoria grande porte, é o maior estímulo para a empresa seguir no caminho das boas práticas quando o assunto é sustentabilidade. “O projeto envolve a capacitação dos nossos colaboradores em nove princípios importantes. A ideia nasceu há três anos e meio e com ela nós percebemos a mudança de postura do nosso público interno e, com isso, proporcionamos uma transformação verdadeira na sociedade”, afirmou.

MENÇÕES HONROSAS – GRANDE PORTE

– Raízen Energia: Vinhaça concentrada na Raízen é + energia

– 3M do Brasil: Código verde

– Embraer: Hangar sustentável

– Toyota do Brasil: Morizukuri – criando florestas para todos e para sempre!

– Procter & Gamble: Implementação do Comitê de Sustentabilidade – consumo responsável e sustentável na indústria 4.0

VENCEDORA PEQUENO PORTE

Biosolvit Soluções – Absorvedor natural de petróleo e derivados

A Biosolvit é uma empresa de biotecnologia aplicada à sustentabilidade cujo negócio está estruturado em três grandes áreas: pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, industrialização de produtos destinados à preservação da flora e industrialização de produtos destinados à preservação das águas.

A Biosolvit, por meio do seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, tem como objetivo o incremento de novos materiais demandados por empresas dos mais diversos ramos de atividade. Um dos exemplos é a patente desenvolvida pela empresa cujo objeto é a inserção de fibras vegetais em polímeros.

Este estudo permite que determinados produtos, tais como caixas d’água, tubos e conexões em geral, possam receber a inserção de fibras vegetais em sua composição, reduzindo custos de produção e aumentando sua eficiência.

Os produtos são destinados à remediação de acidentes ambientais com petróleo e derivados. São duas linhas de absorvedores, uma sintética e outra natural, e uma gama enorme de produtos derivados, tais como mantas, cordões, travesseiros, barreiras de absorção e absorvedores a granel. Além disso, a Biosolvit produz barreiras de contenção fixas e móveis, destinadas à contenção de vazamentos em águas abrigadas ou em mar aberto.

Wagner Martins, diretor comercial da Biosolvit Soluções, comemorou o primeiro lugar na categoria pequeno porte. O case reconhecido foi o do absorvedor natural para sanar problemas ambientais causados por vazamento de petróleo e derivados. Desde a petroleira até postos de gasolina. “A gente sempre acreditou no nosso produto que é o primeiro de origem orgânica para sanar o problema. O prêmio Fiesp de Mérito Ambiental só reforça que estamos no caminho certo”, disse.

MENÇÕES HONROSAS – PEQUENO PORTE

– A.D.N. Comércio de Máquinas e Equipamentos: Coletar para transformar

– R.S. de Paula Indústria e Comércio Gráfico: Programa RC – reciclagem de cartões
Votorantim – Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão de 31 mil hectares (aproximadamente o tamanho da cidade de Curitiba/PR), um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), que manteve a floresta com o objetivo de garantir, no longo prazo, o recurso hídrico da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia opera sete usinas hidrelétricas.

O Legado das Águas foi estruturado de forma a promover ações dentro de quatro eixos centrais: Gestão Institucional, Capital Humano e Social, Capital Econômico e Capital Natural, demonstrando que o uso sustentável dos recursos naturais de áreas protegidas privadas gera retorno que garante a própria manutenção da área, além de benefícios sociais e econômicos. Os resultados se apresentam sob a forma de engajamento social e político no Vale do Ribeira.

O coordenador de negócios da Votorantim S. A., João Dias, exibia com orgulho o troféu que reconheceu a companhia como a autora do projeto vencedor na categoria Responsabilidade Socioambiental. “A iniciativa que apresentamos chama-se Legado das Águas, Reserva Votorantim, que consiste na maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil protegida e conservada pela empresa, com 31 mil hectares. Com esse trabalho, desenvolvemos a região, geramos conhecimento científico. Para nós, a floresta em pé vale mais”, completou.

MENÇÕES HONROSAS – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

– BASF: Estratégia de engajamento social

– Procosa Produtos de Beleza: Academia da manufatura, uma fábrica de inclusão social

– Flextronics International Tecnologia: Sustentabilidade, inclusão e diversidade para negócios fortes e perenes