Notícias

Paulo Skaf reitera alinhamento das classes produtivas com reformas e agenda econômica do governo, em evento realizado na Fiesp

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, 11/jun/19, de evento na Fiesp que reuniu cerca de mil diretores da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), presidentes de sindicatos e empresários de diversos setores, entre eles, tecnologia, comércio e serviços.

O presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, recebeu o presidente que veio acompanhado dos ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e da Economia, Paulo Guedes. Para dar as boas-vindas, o Hino Nacional foi executado pelo maestro João Carlos Martins com o Quarteto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP.

Em seu discurso, Skaf retribuiu o respeito que Jair Bolsonaro tem em relação às classes produtivas. “Estamos alinhados com a agenda econômica do governo”, disse ele, reiterando o apoio à reforma da Previdência. “Sua aprovação abrirá portas para o ajuste fiscal, o combate ao desperdício, a modernização do Estado, a desburocratização, e a reforma tributária.” Além disso, acrescentou, irá gerar uma expectativa positiva na economia, criando condições favoráveis para a necessária retomada do crescimento e do emprego.

Segundo ele, quando o Brasil superar essas reformas, estará pronto para entrar de fato na era da quarta revolução industrial, da inteligência artificial, da internet das coisas. Ou seja, abraçar a agenda da inovação tecnológica, para a qual precisará de profissionais qualificados.

Na ocasião, Jair Bolsonaro foi condecorado com a Ordem do Mérito Industrial São Paulo, destinada a personalidades e instituições nacionais e estrangeiras dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria. Essa comenda no Grau Grã-Cruz, o mais alto, foi concedida a 53 autoridades, entre reis, príncipes, presidentes e primeiros-ministros.

A favor do livre mercado

O presidente Jair Bolsonaro iniciou seu discurso agradecendo Paulo Skaf pelo convite para o encontro com lideranças empresariais e pela comenda. Bem-humorado, elogiou o ministro Paulo Guedes: “Quem dera cada um de nós pudesse ter um posto [Ipiranga] desse ao seu lado”. E acrescentou, em seguida, que a Petrobras iria anunciar a redução de 3% no preço da gasolina. “Nunca teve nem nunca terá qualquer interferência do Executivo na política de preços da Petrobras. Somos a favor do livre mercado”, frisou. O governo promete fazer um choque de energia barata para melhorar a competitividade do Brasil.

Bolsonaro enfatizou que a aprovação da Nova Previdência será um ponto de virada para o país. “Tudo virá após essa nossa reforma [da Previdência]. É um sinal que estamos dando para dentro e para fora do Brasil. Estamos fazendo o dever de casa. Ninguém vai investir em um país que não está dando certo. Se estou aqui, é porque acredito nos senhores e, se estão aqui, é porque acreditam no Brasil.”

Entre as missões atribuídas por ele ao ministro Paulo Guedes, estão a desburocratização e a diminuição dos impostos, “em quantidade e em porcentual também”, lembrou Bolsonaro. O presidente rememorou sua trajetória de 28 anos como parlamentar e disse que, de forma independente, decidiu sair de sua zona de conforto para tentar mudar o destino do Brasil. “Depois de chegar à Presidência, começamos a colocar em prática aquilo que havia prometido durante a campanha”, pontuou, explicando que tira das dificuldades a força para seguir adiante.

Colégio Militar

O presidente contou que, no Campo de Marte, situado na região central da cidade de São Paulo, será construído o maior Colégio Militar do Brasil. “Por meio da educação, o Brasil vai encontrar o lugar que merece”, afirmou. “Precisamos desses colégios para começar a mudar. Também precisamos investir em pesquisa, agregar valor a produtos.”

Bolsonaro falou ainda de política externa, dizendo que é preciso ter ações de vanguarda, da política ambiental e dos reflexos para o agronegócio, locomotiva da economia nos últimos anos, e da necessidade de se investir no turismo para gerar divisas. E reforçou, uma vez mais, a escolha técnica de ministros, o que faz de sua gestão “um governo diferente, com credibilidade”.

Qualidade na educação, na cultura e no esporte no Sesi-SP

FIESP bolsonaro 2

Em sua fala, Paulo Skaf destacou os investimentos que a indústria faz na educação (200 mil matrículas em escolas de excelência do Sesi-SP, mais 180 mil de forma conveniada com prefeituras que adotam a metodologia Sesi de Ensino e 800 mil no Senai-SP); na cultura (2,3 milhões de pessoas que têm acesso de forma gratuita a exposições, teatro, música etc.); e no esporte (são 621 atletas de rendimento e 180 mil alunos se dedicam à prática esportiva pelo Sesi-SP).

No evento, o presidente da Fiesp/Ciesp apresentou a Bolsonaro alguns dos campeões da educação do Sesi-SP, como a equipe de robótica de Birigui (campeã mundial do First Lego League, no Uruguai), que obteve o 1º lugar competindo com 66 equipes de 22 países; e do Senai-SP que foram vencedores no World Skills, a olimpíada mundial de educação profissional. No Wordl Skills , foram 12 ouros, 17 pratas e 6 bronzes nas últimas seis edições.

Skaf apresentou também alguns atletas do Sesi-SP campeões, como Etiene Medeiros, primeira brasileira a conquistar medalha de ouro em Campeonato Mundial de natação, em Doha (2014), atual recordista mundial de 50 metros costa; Evelyn Oliveira, campeã paralímpica de bocha; e Rafael Hettsheimer, atleta do basquete, campeão paulista em 2018, sul-americano em 2019 e vice-campeão da NBB desta temporada. “O esporte educa, promove a saúde, a cooperação, a disciplina e a ética”, finalizou Skaf.

Fonte: Solange Sólon Borges e Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp