Normalização

Avançam os trabalhos das Normas de Componentes para Esquadrias

22/03/2019

Componentes 768x576

No dia 21/mar/19 ocorreu a primeira reunião plenária de 2019 da ABNT/CEE-188 – Comissão de Estudo de Componentes para Esquadrias, nas dependências do SIAMFESP, a qual é coordenada pelo Eng. Roney Honda Margutti, Assessor Técnico da entidade, contando com a participação de diversas empresas, entidades de classe, gestoras técnicas e sistemistas.

Na ocasião foi levantada a importância da elaboração da norma brasileira de persianas de enrolar de esquadrias integradas face aos diversos

casos relatados de desprendimentos e acidentes envolvendo a esteira. Para tratar da questão a comissão deve elaborar um ábaco correlacionando regiões e alturas de edificações com os esforços que devem ser aplicados às persianas nos ensaios laboratoriais.

Nesta reunião também foram tratados os assuntos sobre a revisão da norma de guarnições para a qual deve ser nomeada uma empresa relatora para a conclusão do texto base, com a definição de método de ensaio de DPC – deformação permanente após compressão.

De forma similar, o texto base de elementos de fixação, que recebeu sugestões de participantes do grupo de trabalho, foi entregue ao relator do projeto que deverá analisar e incorporar as sugestões pertinentes e proceder no avanço da elaboração norma técnica, com foco na resistência à corrosão e contatos bimetálicos.

Para maiores informações entrar em contato com o SIAMFESP no telefone: 11-2291-5455

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti