Normalização

SIAMFESP realiza reunião da CE de Alumínio

16/09/2019

Ainda não assistiu ao vídeo com a apresentação do Inmetro? Já está disponível no site do SIAMFESP - Clique Aqui!

O SIAMFESP realizou no último dia 09 de setembro, reunião da Comissão de Estudos de Alumínio na sede da Entidade. O primeiro assunto tratado foi a apresentação sobre o Novo Modelo Regulatório do Inmetro, que tem como objetivo principal reduzir burocracias, aumentar a responsabilidade do produtor, comerciante e importador.

Reunião CE AL 2

Para os presentes é importante deixar claro que, embora o INMETRO esteja implementando um Novo Modelo Regulatório, e deverá promover alterações em suas portarias, a atual Portaria n.º 419, de 09 de agosto de 2012, que trata da Certificação Compulsória para PANELAS METÁLICAS, permanece vigente e, até o presente, é obrigatória a certificação dos referidos produtos.

Uma próxima ação do SIAMFESP será trazer a ABNT para falar sobre o processo de normalização e o direcionamento dos trabalhos no âmbito das Comissões de Estudos como a ABNT/CEE-066 – Utensílios Domésticos Metálicos.

Na sequência foram apresentados, pela Weilburger, os resultados do método de ensaio de gota séssil. O objetivo do estudo foi comparar três tipos de revestimentos e testar a metodologia desenvolvida para a avaliação da antiaderência, com desgastes por meio de teste LGA e medição da inclinação do plano desgastado.

Reunião CE AL

Os resultados mostraram coerência quanto aos desgastes e a diminuição da propriedade antiaderente, ou seja, à medida que se desgastava, aumentava o ângulo necessário para deslocar a gota séssil sobre sua superfície. O grupo entendeu que deveria haver mais uma bateria de testes antes de passar para todos os participantes e definir uma metodologia conjunta.

Outros assuntos discutidos foram o uso de ligas de alumínio para a fabricação de panelas metálicas e a preocupação em relação às panelas de pressão que não estão cobertas pela ABNT NBR 11823.

Fonte: AZM Comunicação