SIAMFESP em Ação

Divulgados Destaque Setorial Siamfesp e Destaque Indústria

14/02/2022

Os Destaque Setorial SIAMFESP, edição de dezembro de 2021, e Destaque da Indústria, edição de janeiro de 2022, elaborados pela Assessoria de Assuntos Econômicos e Estratégicos da Fiesp, já estão disponíveis.

Destaques Setorial e IndústriaNo Destaque da Indústria pode-se notar que o Total de Vendas Reais da indústria de transformação paulista registou leve alta na passagem de novembro para dezembro (+0,1%), na série sem influências sazonais, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp. As Horas Trabalhadas na Produção exibiram crescimento de 2,9% em dezembro, e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 79,9%, subindo 0,4 p.p com relação a novembro.

No 4º trimestre, o Total de Vendas Reais da indústria paulista registrou queda de 4,7% frente ao trimestre anterior, excluídos os efeitos sazonais, marcando a quarta queda consecutiva do indicador. As Horas Trabalhadas na Produção ficaram estáveis e o NUCI registrou recuo de 0,9 p.p.

Em 2021, o Total de Vendas Reais da indústria paulista caiu 0,1%, após apresentar queda de 2,4% em 2020. Após as severas quedas em março e abril de 2020, o pior momento para a atividade durante a pandemia, as vendas reais mostraram forte recuperação a partir de maio daquele ano. Esse quadro favorável foi revertido, com início em outubro e 2020, quando as vendas passaram a exibir fraco desempenho, respondendo ao aumento da incerteza econômica, a elevação da inflação e da taxa de juros, e as restrições nas cadeias de suprimentos. Na contramão, o NUCI registrou alta de 5,9 p.p. em 2021 (após cair 1,7 p.p. em 2020) e as Horas Trabalhadas cresceram 10,8% (após recuar 5,4% no ano anterior).

Para janeiro os indícios são de melhora da atividade industrial. A pesquisa Sensor atingiu 52,0 pontos em janeiro, na série com ajuste sazonal, resultado bem próximo a leitura de dezembro quando marcou 51,5 pontos, sugerindo crescimento da atividade industrial paulista no início de 2022. Resultados acima de 50,0 pontos indicam melhora da atividade industrial paulista no mês.

Já em relação ao Destaque Setorial SIAMFESP, as exportações das matérias-primas cresceram 148,3% em dezembro de 2021 em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as importações caíram 7,0% nesta mesma comparação. Assim, o saldo da balança comercial foi superavit de US$ 23,6 milhões ante superávit de US$ 5,2 milhões em dezembro de 2020.

Para acessar os documentos na íntegra, basta clicar nos links abaixo:

Destaque Indústria

Destaque Setorial Siamfesp